sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Linhas
Q212550 | Artes e Música
Banca: FGVVer cursos
Ano: 2023
Órgao: TJ RN - Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte
Cargo: Analista Judiciário

A-+=
Salvar em caderno (0)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

Nos últimos anos, o número de desastres que atingiram importantes espaços de preservação e memória brasileira vem aumentando, ocasionando perdas irreparáveis, como, por exemplo: os trágicos incêndios do Museu da Língua Portuguesa em 2015, o do Museu Nacional em 2018 e os da Cinemateca Brasileira em 2016 e 2021. O Museu Casa do Pontal foi inundado oito vezes, após fortes chuvas na cidade do Rio de Janeiro, em 2020. E, por fim, os ataques às sedes do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal, em 8 de janeiro de 2023, danificando obras de arte e bens de valor inestimável.

O risco envolve uma situação de perigo, que pode ocasionar diversos níveis de perda e de efeitos negativos. O risco não está ligado apenas aos fatores físicos relacionados ao território, mas também aos fatores socioculturais e econômicos. A gestão de risco envolve diferentes áreas e campos de atuação e tem o objetivo de planejar medidas de prevenção, minimizar efeitos negativos e responder às situações de emergência, indicando medidas a serem tomadas durante e após as situações de desastres.

Quais são os agentes de risco que os museus e seus acervos podem enfrentar?

Que ações devem ser tomadas para o controle e o tratamento dos riscos?

loader-icon
1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Carregando…

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaArtes e Música
BancaFGV
Uma das características marcantes dos PCNs-Arte/Música é a aceitação da pluralidade musical, sugerindo a utilização da música de forma indiscriminada, os estudos de diversos gêneros, a contextualização das aulas de música com a realidade da escola e o diálogo com os produtos culturais da cultura local e com as músicas do cotidiano dos discentes.
Como professor(a) de Música do 8º ano do Ensino Fundamental, faça uma pesquisa sobre os gêneros musicais mais apreciados por seus alunos para, em seguida, propor um Laboratório Musical sobre o gênero escolhido.
Sobre o Laboratório Musical,
a) indique o gênero musical escolhido pelos alunos como objeto do Laboratório, contextualizando-o sócioculturalm…
Em 2019 completam-se 10 anos da morte do criador do Teatro do Oprimido, o dramaturgo e diretor Augusto Boal. Entre 1956 e 1970 ele revolucionou a forma de pensar e fazer teatro no Brasil com a companhia teatral do Teatro de Arena (São Paulo), onde dirigiu 31 peças. Em 1974, publicou um conjunto de ensaios nos quais apresenta suas reflexões teóricas sobre as experiências no Teatro de Arena: “Teatro do Oprimido e outras Poéticas Políticas”. Leia, a seguir, um trecho dessa obra.
A discussão sobre as relações entre o teatro e a política é tão velha como o teatro… ou como a política. Desde Aristóteles e desde muito antes, já se colocavam os mesmos temas e argumentos que ainda ho…

De acordo com o Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname), sobre o trabalho em diversos museus, sejam científicos ou não, memoriais ou centros de memória, é necessário ter em mente questões técnicas relativas ao acervo.

Assim sendo, sem se deter na diversidade de objetos ou documentos, disserte sobre a formação, a documentação e o tratamento técnico de acervos museológicos.

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários