A empresa ABC Soluções, contribuinte do ICMS, cometeu uma impropriedade no momento de realizar o crédito do imposto. Verificou-se o não pagamento de tributo referente à diferença a menor entre o que foi pago pelo contribuinte e o que foi apurado. Posteriormente, houve lançamento complementar realizado pelo Fisco, em decorrência do creditamento integral realizado pelo contribuinte e do diferencial de alíquotas. Pontua-se que não há qualquer imputação da prática, pelo contribuinte, de ato doloso, fraudulento ou simulado.
Redija um texto dissertativo, de acordo, o Código Tributário Nacional (CTN) e a jurisprudência, abordando os seguintes aspectos:
- Defina o que é lançamento tributário.
- Discorra, no que diz respeito aos aspectos material e formal, sobre a legislação aplicável no momento do lançamento.
- Explique como se dá a contagem do prazo decadencial, na situação narrada, apresentando qual tipo de lançamento, em regra, o ICMS está sujeito. Aborde a situação de o sujeito passivo antecipar ou não o pagamento do tributo.
- Cite 4 casos em que o lançamento pode ser revisto de ofício pela autoridade administrativa.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A Fazenda Nacional ajuizou execução fiscal em face da empresa ABC Materiais de Construção, visando à cobrança de crédito referente ao Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ). Consta dos autos que, diante da não localização da empresa no endereço constante dos cadastros fiscais, o juiz deferiu a citação de sócio-gerente da empresa para integrar o polo passivo da execução, como responsável tributário, não obstante não constar seu nome na Certidão de Dívida Ativa. Em sua manifestação, o sócio alegou que não houve a instauração do Incidente de Desconsideração da Personalidade Jurídica (IDPJ), sendo, portanto, nula sua inclusão no polo passivo da execução.
Disserte brevemente sobre o redireci…
Determinado contribuinte, fabricante de livro eletrônico (e-book) solicitou, junto ao Estado X, a repetição de indébito tributário, na via administrativa, dos valores pagos a título de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS, referentes à comercialização dos e-books no mercado interno, por entender que não havia incidência do imposto sobre a referida operação.
A decisão administrativa denegou a restituição de indébito. Em consequência, pretende o contribuinte ajuizar ação anulatória da decisão administrativa.
Destaca-se que não há, no âmbito do Estado X, lei estadual que discipline a incidência de juros de mora para a atualização de débitos tributários estaduais.
Sobr…
Em um cenário de baixa arrecadação tributária e pressões sociais por incentivos fiscais, o Governo do Estado X anunciou a intenção de implementar um novo programa de estímulo à economia local. Entre as medidas propostas, consta a concessão de isenção de ICMS para determinados setores produtivos, o que implicaria redução de receita para os cofres públicos. O anúncio gerou repercussões no âmbito do Tribunal de Contas estadual, que solicitou esclarecimentos quanto à compatibilidade da medida com os dispositivos da Lei Complementar nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal).
Diante desse contexto, discorra sobre a legalidade da renúncia de receita pretendida, considerando as exigências legais …



