STM – Análise do gabarito preliminar – Adm. Pública (cargo 1 – Analista) e Noções de Adm. Geral e Pública (cargo 9 – Técnico).
Olá, meus estimados guerreiros e guerreiras!
Fiz uma análise criteriosa das questões trazidas pelo CESPE/CEBRASPE nas provas de Administração Pública (cargo 1 – Analista) e Noções de Administração Geral e Pública (cargo 9 – Técnico).
Como era de se esperar, as assertivas foram bem elaboradas, com nível de exigência condizente aos cargos ofertados, e sem qualquer problema de conteúdo. Sendo assim, acredito não haver a possibilidade de recursos nas disciplinas de Administração Geral e Pública.
Me mantenho à disposição para trocarmos ideias sobre essas e outras questões referentes ao encantador mundo da Administração!
Forte abraço, foco nos estudos, e vamos à luta!
Olá professor Edmar, tudo bem?
Concordo plenamente com a sua análise, de fato, a prova estava dentro do esperado. Tenho percebido que a matéria de Administração Pública tem sido cobrada com bastante frequência e, tendo se tornado ponto focal para aprovação.
Obrigada pela força, professor!
Abraços,
Selma Ludgero
Obrigado, Selma!
Realmente, a Administração Pública está cada vez mais presente nos editais, demonstrando o interesse governamental em atrair candidatos com conhecimentos sólidos sobre a evolução e o funcionamento do Estado.
Espero contribuir para o seu sucesso!
Abraços,
Edmar Gomes
Boa tarde, professor!
Na questão: A cultura organizacional de organizações públicas brasileiras se caracteriza pela valorização da estabilidade das estruturas e, em consequência, pela aversão ao uso de novas tecnologias.
Não seria uma colocação um tanto radical?
Boa tarde, Regiane!
Essa questão é bem capciosa. Normalmente, utilizamos a palavra “aversão” nos referindo a algo que é repugnante. Porém, também podemos utilizá-la como algo que gera antipatia. Nesse sentido, a questão torna-se correta, pois no serviço público, em regra, valoriza-se a manutenção dos padrões em detrimento das inovações.
Espero ter esclarecido sua dúvida.
Bons estudos e sucesso!
Edmar Gomes