MP-AP reforça núcleos de combate à corrupção, ao crime organizado e à lavagem de dinheiro no Estado
O Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro do MP-AP é resultado de um Acordo de Cooperação Federativo firmado, em novembro de 2013, pela procuradora-geral de Justiça do MP-AP, Ivana Cei, que na época também estava à frente da instituição, junto à Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça (SNJ/MJ) e a Secretaria de Segurança Pública Estado do Amapá.
O LAB-LD se traduz, na prática, em soluções mais rápidas no mapeamento de operações suspeitas em eventos de desvio de dinheiro. Além disso, é possível fazer a identificação, rastreamento e recuperação de recursos, bem como o bloqueio de bens e contas bancárias oriundos dessas atividades ilícitas.
“Traçamos novos planos para o LAB-LD, como o aprimoramento do apoio às Procuradorias e Promotorias de Justiça na realização de análises de dados financeiros e materiais indicativos de lavagem de dinheiro, corrupção e crimes relacionados e na produção de informações estratégicas”, explicou Vinicius Carvalho..
https://mpap.mp.br/noticias/gerais/mp-ap-reforca-nucleos-de-combate-a-corrupcao-ao-crime-organizado-e-a-lavagem-de-dinheiro-no-estado-2
Combate à corrupção: Investigação do MP-AP tem desdobramento em operação da PF e Polícia de Londres
As investigações do Ministério Público do Amapá (MP-AP), iniciadas em 2015, que culminaram com a Operação Caminho do Ferro, realizada em março de 2016, tiveram desdobramento nesta quinta-feira (14) com deflagração da Operação Sem Fronteiras pela Polícia Federal, com o apoio da Procuradoria Regional da República da 1ª Região (MPF) e da Polícia Metropolitana de Londres (Metropolitan Police – conhecida como Scotland Yard). Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Macapá e Londres, no Reino Unido, pela Scotland Yard, para apurar a prática de corrupção transnacional envolvendo empresa multinacional do ramo de mineração e parlamentar estadual vinculado à Assembleia Legislativa do Amapá (Alap).
https://www.mpap.mp.br/noticias/gerais/combate-a-corrupcao-investigacao-do-mp-ap-tem-desdobramento-em-operacao-da-pf-e-policia-de-londres

https://www.fecomercio.com.br/noticia/brasil-fala-muito-sobre-corrupcao-mas-nao-discute-reformas-ou-solucoes-para-o-problema
A partir da leitura dos textos motivadores, redija um texto dissertativo-argumentativo, de até 30 linhas, sobre o tema: A construção de uma sociedade menos corrupta: o papel do Ministério Público e do cidadão.
Atribua o seguinte título ao seu texto: Todos contra a corrupção.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto I
Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios:
VI – proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas;
(…)
Art. 129. São funções institucionais do Ministério Público:
III – promover o inquérito civil e a ação civil pública, para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos;
Fonte: Constituição Federal de 1988
Texto II
Rompimento da barragem de Mariana, em Minas Gerais (2015)
A cidade de Mariana e as regiões ao seu redor foram tomadas por um rastro de destruição com o rompimento das barragens do Fundão e de Santarém, ambas da mineradora Samarco. Em seu caminho…
O Ministério Público pela Educação (MPEduc) é um projeto desenvolvido para ser executado em parceria entre o Ministério Público Federal e o Ministério Público dos Estados. Como o nome descreve, seu principal objetivo é o de estabelecer o direito à educação básica de qualidade para os brasileiros. Afinal, a educação faz toda a diferença para o pleno desenvolvimento da pessoa, para o exercício de sua cidadania e em sua qualificação para o trabalho.
O Projeto foi idealizado pelo Grupo de Trabalho Educação da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão e hoje é o projeto estratégico do MPF. Por onde passou, deixou consolidado seu propósito: tornar o tema prioritário na atuação de Procuradores d…
Texto I
Criminosos criam sites e aplicativos falsos para dar o golpe do auxílio emergencial
Na mesma velocidade do novo coronavírus, os golpes virtuais se espalham nessa época de pandemia. Nesta semana, os criminosos aproveitaram a liberação do auxílio emergencial de R$ 600 do governo para entrar em ação. A polícia já identificou pelo menos 20 aplicativos falsos que roubam os dados pessoais das vítimas. Mas há ainda outras ciladas virtuais que surgiram nas últimas semanas. Uma delas ganhou o nome de golpe do álcool em gel.
(Disponível em: https://recordtv.r7.com/domingo-espetacular/videos/criminosos-criam-sites-e-aplicativos-falsos-para-dar-o-golpe-do-auxilioemergencial-12042020.)
Texto II
A…



