Para o serviço social, a última década do século XX, bem como as duas primeiras do século XXI, constituem, com particularidades, um cenário de afronta ao seu projeto profissional, com implicações factuais para as suas dimensões ideológica, formativa e interventiva, em que chamamos atenção para as investidas do capital, com a anuência do Estado em estabelecer novos pactos e parâmetros para o atendimento das necessidades sociais – sem romper com a lógica da acumulação e da racionalidade do lucro.
Ana Elizabete Mota. Questão Social e Serviço Social: um debate necessário. In: O mito da assistência social: ensaios sobre
Estado, política social e sociedade. 4.ª ed. São Paulo: Cortez, 2010 (com adaptações).
Considerando que o fragmento de texto precedente possui caráter unicamente motivador, redija um texto acerca do modo como os processos de transformações societárias das últimas décadas na sociedade brasileira incidem nas demandas institucionais e respostas profissionais do assistente social. Em seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
1 a nova onda conservadora de contrarreformas e seus desdobramentos sobre a questão social; [valor: 2,50 pontos]
2 a precarização estrutural do trabalho, a perda de direitos, a homogeneização e o automatismo de intervenções e ações dos assistentes sociais; [valor: 3,00 pontos]
3 as possibilidades de lutas, as resistências e os desafios na defesa da direção social do projeto profissional. [valor: 4,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Embora a ciência tenha comprovado que, do ponto de vista biológico, não há raças, e, sim, uma única raça, a humana, os índices de desigualdades raciais tendem a revelar o quão distante as conclusões da ciência genética estão da realidade vivida pelas pessoas que carregam em seus corpos as marcas de ancestralidade africana. Em sociedades em que manifestações racistas convivem com o discurso da democracia racial, os mecanismos jurídicos que condenam tais atitudes não têm dado conta da magnitude do preconceito e da discriminação racial. Em todas as esferas da vida social, as populações negra e indígena são as que mais aparecem em desvantagens socioeconômicas e de representação em espaços de pod…
Maria tem 94 anos de idade e reside sozinha em uma cidade do interior distante 493 km da capital de seu estado. Não há familiares residentes na sua cidade. Ela tem três netos: um reside na capital do estado, um fora do estado e outro no exterior. Maria é aposentada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e recebe benefício de um salário mínimo. Ela necessita de cuidados qualificados, dada sua idade avançada e suas condições de saúde. Diante dessa situação, a família optou por levar Maria para a capital, onde reside um dos seus três netos, filhos de seu único filho, já falecido. Embora o neto de Maria residente na capital tivesse disponibilidade afetiva para a efetivação de vínculo e …
É inegável a importância da pesquisa tanto para o âmbito acadêmico — considerado lugar privilegiado para a sua realização — como para a sociedade de maneira geral, pois ela contribui para o avanço do conhecimento e o desvendamento da realidade social. A pesquisa é uma ação, e não pode se circunscrever a espaços ou quadrantes em que um grupo de pessoas se volta para determinadas temáticas que são, essencialmente, de interesse pessoal, enquanto problemas, fenômenos e complexos sociais nos rodeiam cotidianamente e se avolumam. Comumente escutamos falar sobre pesquisa, seja pesquisa de preço, pesquisa de opinião, pesquisa para delinear perfil de determinados segmentos e consumidores etc. No enta…



