TCU verifica política de backup em 422 organizações federais
O Tribunal de Contas da União (TCU) realizou auditoria com vistas a avaliar a efetividade dos procedimentos de backup das organizações públicas federais. De outubro de 2020 a abril de 2021, avaliou-se a efetividade dos procedimentos de backup de 422 instituições.
Após a realização do trabalho inicial, os auditores identificaram os seguintes achados.
1) O primeiro achado refere-se à inexistência de política de geração de cópias de segurança (backup e restore) aprovada formalmente na organização. Apesar de se tratar de um controle básico, metade das organizações respondentes (208 de 410: 50,7%) ainda não possuem tal documento. Das 202 que o elaboraram, quase metade (98 de 202: 48,5%) ainda não formalizaram essa política.
2) O segundo achado é positivo e diz respeito à regularidade de realização do procedimento de cópias. Das organizações consultadas que afirmaram tratar diretamente alguma base de dados (376 organizações), 99,2% (373 organizações) executam backups completos dessa base com periodicidade. Sendo que 45,9% (171 de 373) fazem cópias diariamente ou mais de uma vez por dia.
Os resultados dessa auditoria irão compor o processo de prestação de contas de 2021 de vários jurisdicionados.
Acórdão 1.109/2021 – Plenário, acessado a partir de https://portal.tcu.gov.br/imprensa/noticias/tcu-verifica-politica-de-backup-em-422-organizacoes-federais.htm (Adaptada)
Considerando a situação precedente e os conceitos inerentes à auditoria no setor público e à segurança da informação, elabore um Parecer Técnico que atenda ao que se pede a seguir:
- Cite e explique os tipos de auditoria, segundo a classificação da INTOSAI, e aponte o tipo que foi utilizado no caso concreto;
- Cite e explique os pilares do modelo clássico de segurança da informação;
- Discorra sobre a importância de se estabelecer uma política de geração de cópias de segurança;
- Elabore uma conclusão para o seu parecer, indicando determinações/recomendações aos jurisdicionados e opinião de decisão de mérito ao Plenário sobre a prestação de contas.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Em auditoria contábil realizada em uma grande companhia comercial localizada em Belo Horizonte – MG, verificou-se a necessidade de auditar o patrimônio líquido da sociedade em razão do expressivo crescimento verificado de um ano para o outro e da existência de indícios de que a capacidade financeira dos sócios talvez não permitisse esse aumento de capital, que teria decorrido de um grande aporte de recursos dos sócios, parte em imóveis e instalações e parte em espécie, visando à expansão da companhia para outros municípios do estado de Minas Gerais.
Na condição de auditor técnico de tributos do estado de Minas Gerais, elabore um texto, abordando, necessariamente, os seguintes aspectos:
- rele…
Você foi contratado como auditor externo independente para realizar uma auditoria nas demonstrações contábeis intermediárias de uma seguradora, uma entidade supervisionada pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Durante o processo de auditoria, você deve emitir um relatório conforme as exigências da CTA 15 – Emissão de Relatório de Auditoria sobre as Demonstrações Contábeis Intermediárias Individuais de Entidades Supervisionadas pela SUSEP, conforme publicado no DOU de 22/12/2017.
Com base nas diretrizes da CTA 15, elabore uma dissertação abordando os seguintes pontos:
a) Identifique o objetivo principal da auditoria nas demonstrações contábeis intermediárias das entidades su…
A Norma Brasileira de Contabilidade CTA 21 (R1) – ORIENTAÇÃO PARA EMISSÃO DE RELATÓRIO DO AUDITOR INDEPENDENTE SOBRE O RELATÓRIO DO CONGLOMERADO PRUDENCIAL E AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS CONSOLIDADAS DO CONGLOMERADO PRUDENCIAL, aplicável às instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil (exceto administradoras de consórcios e cooperativas de crédito), define procedimentos específicos a serem seguidos pelo auditor.
Com base nessa norma, explique como o auditor independente deve proceder para realizar auditoria, de acordo com o CTA 21 (R1), abordando obrigatoriamente os seguintes tópicos:
a) Relação entre as normas do Banco Central do Brasil e…



