O agravamento de tensões geopolíticas no Leste Europeu traz consequências à cena econômica. A mais imediata diz respeito ao aumento nos preços das commodities internacionais, em especial de energia e alimentos. A aceleração do processo inflacionário impactará a renda disponível das famílias e o ambiente permeado por incertezas e por maior aversão ao risco deverá reduzir os investimentos. A perspectiva para o crescimento global em 2022, portanto, deverá ser afetada.
A Dívida Bruta do Governo Geral (DBGG) atingiu o nível de 79,6% do PIB em janeiro, menor que os patamares apurados em dezembro e em janeiro de 2021. De acordo com o Banco Central, essa redução é explicada pelo aumento do PIB nominal e por resgates líquidos de títulos realizados no primeiro mês de 2022. Ainda, segundo informações do Tesouro Nacional, o governo tem sido relativamente bem-sucedido na estratégia de alongar os prazos de vencimento dos títulos da dívida, ainda que isso esteja ocorrendo em um ambiente de aumento do custo médio do estoque e das novas emissões dos títulos da Dívida Pública Mobiliária Federal Interna.
Fonte: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/596473/RAF62_MAR2022.pdf (com adaptações).
- Conceitue as necessidades de financiamento do setor público (NFSP), com ênfase no nível federal, e das formas como são tratadas e registradas as NFSP no orçamento público.
- Comente acerca dos conceitos de resultado nominal e primário e das duas formas de apuração: o critério abaixo da linha e o acima da linha.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Comissão debate fortalecimento das agências reguladoras
“A Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados promove, nesta terça-feira (12), uma audiência pública sobre o fortalecimento das agências reguladoras. As agências reguladoras são órgãos públicos autônomos responsáveis por fiscalizar e regulamentar setores essenciais como saúde, energia, telecomunicações e transportes. Elas buscam garantir que serviços — muitas vezes prestados por empresas privadas — sejam oferecidos com qualidade e segurança.”
Fonte: Agência Câmara de Notícias. Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/1186404-comissao-debate-fortalecimento-das-agencias-reguladoras/
Os fatos narrados na n…
Situação hipotética:
A empresa LogiX Express, atuante no setor de logística urbana, expandiu suas operações adotando um modelo híbrido de contratação. Para o transporte de pequenas encomendas, utiliza motoristas cadastrados em aplicativo próprio, remunerados por corrida (uberização). Para parte de suas atividades administrativas, passou a contratar profissionais como pessoas jurídicas (pejotização), exigindo que abrissem CNPJ para manter o vínculo, embora mantivessem jornada fixa, subordinação direta e metas rígidas. Além disso, a empresa terceirizou a equipe de atendimento ao cliente, repassando a prestação desse serviço a uma empresa intermediária, que enfrenta alta rotatividade, baixos sa…
Gás natural: ANP aprova Relatório de Análise de Impacto Regulatório sobre regulamentação do acesso a infraestruturas essenciais.
A Diretoria da ANP aprovou ontem (16/5) o Relatório de Análise de Impacto Regulatório (AIR) relativo ao acesso às infraestruturas essenciais de gás natural, etapa do processo de regulamentação do acesso de terceiros aos gasodutos de escoamento da produção, às instalações de tratamento ou processamento de gás natural e aos terminais de gás natural liquefeito (GNL).
O relatório foi produzido pelo Grupo de Trabalho (GT) instituído pela Portaria ANP nº 116, de 19 de abril de 2022, composto por diferentes áreas técnicas da Agência. O objetivo do GT é propor a regulamen…



