Com teletrabalho há 5 anos, CGU é exemplo de eficiência da modalidade
Em meio à adoção do teletrabalho mesmo após a pandemia, há na própria Esplanada dos Ministérios um exemplo duradouro e eficiente de uso da modalidade. Com um dos programas mais antigos de teletrabalho no Governo Federal, a Controladoria Geral da União (CGU) obtém resultados de sucesso.
A iniciativa, chamada de Programa de Gestão de Demandas, consiste na designação de tarefas determinadas, com prazo certo e nível de complexidade pré-definido, as quais são firmadas de maneira pontual e podem ser executadas de maneira presencial ou remota, a critério do servidor. O número de horas da atividade pactuada é abatido do controle de frequência do servidor. As atividades devem apresentar um ganho de 20% de produtividade nessa pactuação. Após a execução, os trabalhos produzidos são avaliados quanto ao nível de qualidade.
Antes da pandemia de Covid-19, quase 90% do total de servidores da CGU pactuava tarefas no âmbito do Programa. O último relatório produzido pela CGU apurou que, no período de um ano, houve ganho de produtividade de 68.707 horas, considerando apenas os pactos com produtos entregues. O resultado equivale à força de trabalho de 43 novos servidores na CGU e a benefício financeiro de R$ 8.217.468,43. Esse número de servidores pode ser comparado à edição de um concurso inteiro para provimento de servidores, por exemplo.
http://anesp.org.br/todas-as-noticias/2020/8/3/com-teletrabalho-h-5-anos-cgu-exemplo-de-eficincia-da-modalidade
Diante esse cenário, tendo como base os textos motivadores, elabore um texto dissertativo-argumentativo sobre:
OS IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E OS DESAFIOS DO “HOME OFFICE”.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Questões Relacionadas
Lei Anticorrupção
O Brasil é signatário da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção realizada pela Organização das Nações Unidas – ONU, oportunidade em que restou consignado que os participantes deveriam implantar medidas para dar mais efetividade ao combate à corrupção seja em seu território ou em outras nações. Na convenção foi designada a data de 09 de dezembro como “Dia Internacional contra Corrupção”.
A Lei nº 12.846, de 1º de agosto de 2013, chamada de Lei anticorrupção, trata da responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas (empresas) pela prática de atos de corrupção contra a administração pública, nacional ou estrangeira, e atende ao pacto internacional firmad…
A moradia digna é um direito constitucional fundamental, mas ainda é sinônimo de insegurança para muitas pessoas e representa um desafio persistente para gestores públicos, especialmente na cidade do Rio de Janeiro, marcada por profundas desigualdades urbanas. Além de ser pauta central da Agenda Rio 2030, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o direito à moradia envolve discussões sobre justiça social, equidade e atuação estatal.
A respeito desse tema, leia os textos motivadores a seguir.
I. Direito à moradia na cidade do Rio de Janeiro
O tema da não universalização do acesso à moradia digna é particularmente sensível para o caso da cidade do Rio de Janeiro, cuj…
Sabe-se que o concurso público deve visar contratar servidores que possuam vocação para trabalhar na Administração Pública. Partindo dessa premissa, o Governo Federal publicou o Guia Referencial para Concursos Públicos. O texto abaixo foi retirado deste guia:
Valorização do ethos e da vocação nos concursos públicos
No contexto profissional das servidoras e dos servidores públicos, o ethos pode ser visto como a forma pela qual essas pessoas interpretam e cumprem suas funções. Essa é uma questão relevante, porque servidoras e servidores tomam muitas decisões de impacto na vida dos cidadãos e no funcionamento do próprio Estado e devem atuar visando aos interesses da sociedade. Caso não percebam…



