Entidade privada sem fins lucrativos participar de forma complementar do Sistema Único de Saúde – SUS mediante convênio firmado com o estado do Amazonas. Ainda que o convênio esteja sendo cumprido regularmente pelas partes é que a Entidade esteja sendo administrada a contento, a entidade privada enfrenta dificuldades financeiras para realizar obras de conservação e adaptação do imóvel em que o atendimento à população é realizado, sendo tais obras necessárias para a adequada prestação os serviços de saúde.
Considerando que não há órgão público que preenche o serviço de saúde à população do local em que sediada a referida entidade, o estado do Amazonas pretende conceder-lhe subvenção para viabilizar a realização de melhorias no imóvel e com isso garantir a adequada prestação dos serviços de saúde no âmbito do SUS, uma vez que essa medida que mostra financeiramente mais viável o Estado do que a criação de órgão público voltado a prestação de serviços de saúde.
Nessa situação, responda, fundamentadamente:
a – a Constituição Federal permite que a referida entidade participe de forma complementar do Sistema Único de Saúde – SUS? Se a entidade tivesse fins lucrativos, a Constituição Federal permite queria que participasse do SUS de forma complementar?;
b – a Constituição Federal permite o pagamento de subvenção à referida entidade, consideradas as justificativas apresentadas pelo Estado para sua concessão? Se a entidade tivesse fins lucrativos, a Constituição Federal permite queria que percebesse a subvenção?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Juliana estava grávida de seu segundo filho e teve uma gestação perfeitamente saudável com acompanhamento de pré-natal pelo SUS. Quando entrou em trabalho de parto, dirigiu-se imediatamente para o Hospital Público Estadual, denominado “Mater”, em Santana-AP, onde ficou aguardando horas para ser atendida e foi proibida de ter a companhia de seu marido como acompanhante.
Uma vez iniciado o atendimento, em razão da demora e da perda de líquido, manifestou desejo da realização de parto por cesariana, porém a médica plantonista decidiu que deveria ser realizado o parto normal. Durante o parto normal, a parturiente foi constantemente humilhada pela médica, bem como foram ministrados re…
Considere a seguinte situação hipotética:
No dia 25 de Novembro de 2014, foi publicada a Lei Estadual nº 01 aumentando a base de cálculo do imposto sobre a propriedade de veículos automotores para o exercício de 2015 no Estado do Piauí.
No dia 27 de Novembro de 2014, foi publicada a Lei Estadual nº 02 instituindo impostos sobre templos de qualquer culto localizado no Estado do Piauí.
No dia 3 de Dezembro de 2014, foi publicada a Lei Estadual nº 03 instituindo imposto sobre o patrimônio, renda ou serviços dos partidos políticos com sede no Estado do Piauí.
No dia 12 de Dezembro de 2014, foi publicada a Lei Estadual nº 04 instituindo imposto sobre jornais com circulação somente dentro do Estad…
Disserte sobre o direito a alimentação, tratando, com fundamentos teóricos e normativos (com indicação dos dispositivos de regência), no mínimo, dos seguintes temas:
a. Dimensões do direito a alimentação saudável e elementos essenciais do conceito de segurança alimentar e nutricional.
b. O direito à alimentação e o histórico de sua evolução normativa no âmbito da Constituição Federal e do Estatuto da Criança e do Adolescente.
c. O reconhecimento do direito a alimentação na normativa internacional de direitos humanos do Sistema Interamericano e na jurisprudência da Corte Interamericana de Direitos Humanos.



