Uma equipe de fiscalização do TCM/RJ realizou a inspeção para verificação das contas do Poder Executivo do Município do Rio de Janeiro. Como resultado da análise da documentação, foi elaborado um relatório contendo 8 observações de irregularidades, conforme segue (letras “a” a “h”).
a – durante o exercício fiscalizado, houve aquisição de instalações e de imóveis que já estavam em utilização, além da realização de serviços anteriormente criados para atender a obras de conservação e adaptação de bens imóveis. Erroneamente, esses eventos foram classificados contabilmente como investimentos.
b – houve a concessão de recursos a titulo de subvenção a entidades atuantes na área de assistência social e meio ambiente, respectivamente.
c – foi aberto o crédito adicional especial para reforço de dotação orçamentária, tendo sido utilizado como fonte de recurso proveniente de excesso de arrecadação, calculado pela diferença positiva entre o ativo financeiro e o passivo financeiro.
d – considerando cada fonte diferenciada de recursos, foi constatada a quebra da ordem cronológica de pagamentos relativa à prestação de serviços.
e – foi realizada a concorrência para a venda de um imóvel, tendo constado como exigência de habilitação a comprovação da regularidade fiscal e de condições de qualificação jurídica, técnica e econômico-financeira.
f – foi realizada a doação de um imóvel da Prefeitura com encargos, tendo havido dispensa de procedimento licitatório.
g – durante o exercício, houve a realização de alienação de ativos da Prefeitura, cujos recursos foram utilizados da seguinte forma: 60% para a aquisição de um imóvel; 25% para a aquisição de uma ambulância; 15% para a aquisição de material de consumo. A evidenciação dessa variação patrimonial e aplicação dos recursos advindos da alienação do mencionado imóvel foram registradas no Anexo de Metas Fiscais da Lei de Diretrizes Orçamentárias.
h – foi realizada a licitação do tipo menor preço para a construção de uma escola, nos seguintes termos da tabela abaixo.
A empresa D apresentou a menor proposta e foi declarada vencedora. Todavia, essa proposta deveria ter sido declarada inexequível e considerada vencedora a proposta apresentada pela empresa C.
Na condição de Auditor Substituto de Conselheiro, emita um voto apreciam do cada uma das observações contidas no relatório da fiscalização, concluindo se são irregulares de fato ou não.
Observação: as respostas podem ser feitas objetivamente por item, não havendo a necessidade da especificação dos artigos de lei.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Em uma autarquia federal responsável pela gestão de parques ecológicos, foi celebrado, por dispensa de licitação, um contrato para a prestação de serviços de manutenção das trilhas e estruturas dos parques. Durante a fase de execução do contrato, verificou-se que houve um equívoco na especificação de um dos serviços, que deveria abranger a manutenção de uma ponte de madeira, mas foi erroneamente descrito como manutenção de uma ponte metálica.
Considerando a temática dos contratos administrativos, sua extinção ou manutenção, à luz da Lei nº 14.133 de 1º de abril de 2021, redija um texto dissertativo abordando o seguinte:
1) qual a distinção entre dispensa e inexigibilidade de licitação? Cite,…
João Antônio, servidor público que atua em órgão da Administração, se deu conta de que havia emitido autorização de uso de um bem público, quando, pela normatização vigente, a competência para a prática do ato seria de seu superior, embora, no passado, já tenha recebido delegação para a prática de atos de tal natureza. Ciente da situação, o particular interessado solicitou a regularização do referido ato administrativo.
Acerca do tema, responda aos questionamentos abaixo de forma justificada:
a) O que é a convalidação, quais seus efeitos e requisitos?
b) No caso concreto, é possível a regularização do ato?
A Polícia Militar de um estado da federação organizou uma operação de fiscalização para controle de embriaguez na condução de veículos automotores. Para além das questões criminais possivelmente envolvidas, diante dos motoristas que se mostraram em desacordo com os níveis de álcool permitidos para a condução de veículos, aferidos mediante uso de instrumento específico (bafômetro), os agentes apreenderam os veículos, bem como autuaram e lavraram autos de infração e imposição de multas.
Em relação à atuação, responda aos questionamentos abaixo:
a) O caso narrado dependeria de prévio processo administrativo, com respeito ao contraditório e ampla defesa, sendo vedada a apreensão e a impos…



