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Q125745 | Direito Administrativo
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2021
Órgao: TC-DF - Tribunal de Contas do Distrito Federal
Cargo: Auditor
Padrão de resposta Adaptada30 linhas

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Considere a seguinte situação hipotética:

Um membro do Ministério Público junto ao tribunal de contas de um estado da Federação recebeu uma denúncia de irregularidade no processo licitatório para a aquisição de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) para determinado hospital público. Segundo a denúncia, a contratação tinha ocorrido por valor bem acima da média de preço de mercado apurada na atualidade, embora a licitação tivesse ocorrido havia mais de um ano, em momento de escassez de leitos no mercado. A denúncia estava acompanhada de apenas um documento, extraído do sistema interno da secretaria de estado responsável pela licitação, o qual não esclarecia, por si só, as irregularidades denunciadas. Para que houvesse o efetivo esclarecimento e, se necessário, para que fosse requerida a devida instauração de procedimento para a averiguação das irregularidades, ou até mesmo uma representação, o referido membro do Ministério Público junto ao tribunal de contas estadual preparou um ofício, requisitando à citada secretaria de estado a prestação de informações no prazo de 15 dias. Como a licitação envolvia também uma empresa pública estadual de assistência à saúde, ele redigiu, ainda, outro ofício, com o mesmo objetivo, destinado a essa empresa.

Com relação à situação hipotética precedente, responda, de forma justificada, aos seguintes questionamentos.

1 Haja vista o seu cargo, o referido membro do Ministério Público tem competência para encaminhar os ofícios?

2 Existe alguma divergência doutrinária e jurisprudencial que reveste a competência nesse caso? Como defender tal competência?

3 Para exercer seu poder fiscalizatório sobre as licitações ocorridas no estado, qual medida administrativa o Ministério Público junto ao tribunal de contas deveria tomar, caso houvesse uma decisão judicial impedindo a remessa dos ofícios?

4 Quanto ao poder de fiscalização do Ministério Público, a situação é semelhante em se tratando de secretaria de estado e empresa pública?

5 Acerca do valor da contratação realizada, deve ser levado em consideração o valor médio atual do objeto do contrato ou o seu valor à época da licitação, quando havia escassez de produtos?

Esta questão foi adaptada para 30 linhas. Banca original: Cebraspe (Cespe)

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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