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Q122254 | Direito Administrativo
Banca: FCCVer cursos
Ano: 2011
Órgao: TCE-PR - Tribunal de Contas do Estado do Paraná
Cargo: Analista de Controle - TCE-PR

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Considere: Entidade fiscalizada: sociedade de economia mista, controlada majoritariamente pelo Estado, prestadora de serviço público. Contrato fiscalizado: contrato de prestação de serviços de gerenciamento de obras, firmado com empresa pública estadual, criada anteriormente à edição da Lei nº9666/93, com tal finalidade especifica. Contrato celebrado com dispensa de licitação. Justificativa apresentada pela entidade para a contratação e para a dispensa de licitação: “Trata-se de contrato entre dois entes da mesma esfera de governo, sendo a contratada entidade criada antes da Lei nº8666/93 e com finalidade social correspondente ao objeto contratado, assim, constante de seu estatuto social: “O objeto social da companhia consiste na prestação de serviços técnicos especializados, a órgãos e entidades integrantes da Administração direta e indireta do Estado do Paraná, de gerenciamento de obras, desenvolvimento de projetos de engenharia, laudos de avaliação e regularização imobiliária”. Ademais, a contratada possui vasta experiência e notória especialização para realização do objeto pretendido. Considerando que a contratada é entidade integralmente controlada pelo Estado, dispensa-se, no caso concreto, a comprovação da compatibilidade do preço com os praticados no mercado”.

Documentos encontrados no processo de contratação: O processo que tratou da dispensa de licitação e da celebração do contrato encontra-se instruído, exclusivamente, com os seguintes documentos: 1- justificativa do funcionário responsável pela dispensa, contendo os elementos mencionados no item anterior; 2- comunicação à autoridade superior – o Diretor Presidente da empresa – e ratificação, pela referida autoridade, do ato de dispensa, tendo este dispensado a publicação do ato de ratificação na empresa oficial, em função dos custos envolvidos; 3- parecer do órgão jurídico da contratante, concluindo pelos enquadramentos da situação descrita em hipótese legal de dispensa de licitação; 4- comprovação da existência dos recursos necessários para fazer frente às despesas do contrato e 5- publicação do extrato do contrato, na imprensa oficial, efetivada após 60 dias da assinatura do contrato.

PEDE-SE: Elabore relatório de fiscalização, identificando os aspectos jurídicos relevantes e suas consequências do ponto de vista da legislação aplicável, abordando, obrigatoriamente, os seguintes tópicos mínimos:

a- legalidade ou ilegalidade da contratação;

b- adequação, ou não, do procedimento interno adotado para a contratação, indicando se estão presentes todos os atos, documentos e providências previstas na legislação de regência; e

c- consequências de eventuais vícios detectados ou, na ausência desses, conclusão acerca da legitimidade do procedimento com a correspondente fundamentação.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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