Secretaria Estadual de Goiás publicou edital de licitação para contratação de serviço de coleta de lixo, de natureza essencial, nele incluída a minuta do contrato a ser assinado pelo vencedor do certame da qual constam, dentre outras, cláusulas que permitem:
a. a possibilidade de alteração e rescisão unilateral do contrato, nos casos previstos em lei;
b. a revisão dos preços e tarifas;
c. a vedação da exceção do contrato não cumprido;
d. a aplicação das penalidades contratuais pela Administração;
e. a possibilidade de ocupação provisória de bens móveis, imóveis e serviços vinculados ao objeto do contrato para acautelar apuração administrativa de infração contratual cometida pelo contrato ou de rescisão do próprio contrato.
Estas cláusulas foram impugnadas por um licitante, em representação ao Tribunal de Contas do Estado, por colocar em situação de desequilíbrio o contratante (Poder Público) e o contratado (Empresa Privada).
Na condição de analista de Controle Externo do TCE, analise a representação e opine pelo acolhimento ou não da impugnação, abordando a natureza jurídica dos contratos administrativos, a validade da inserção dessas cláusulas, a natureza delas e demais aspectos da legalidade da previsão das mesmas.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Juliana estava grávida de seu segundo filho e teve uma gestação perfeitamente saudável com acompanhamento de pré-natal pelo SUS. Quando entrou em trabalho de parto, dirigiu-se imediatamente para o Hospital Público Estadual, denominado “Mater”, em Santana-AP, onde ficou aguardando horas para ser atendida e foi proibida de ter a companhia de seu marido como acompanhante.
Uma vez iniciado o atendimento, em razão da demora e da perda de líquido, manifestou desejo da realização de parto por cesariana, porém a médica plantonista decidiu que deveria ser realizado o parto normal. Durante o parto normal, a parturiente foi constantemente humilhada pela médica, bem como foram ministrados re…
O Ministério Público, após 7 anos, ajuizou ação de improbidade administrativa contra Carlos, tendo requerido a indisponibilidade de seus bens, inclusive de valores em aplicações financeiras provenientes de verbas trabalhistas. Devidamente citado, Carlos apresentou defesa alegando que seu ato não havia gerado qualquer prejuízo ao erário e, por isso, não configurava improbidade.
Considerando as informações apresentadas, sob a ótica da Lei nº 8.429/92 e suas atualizações, redija um texto respondendo, de forma fundamentada, aos seguintes questionamentos
• Qual a natureza dos atos de improbidade administrativa (civil, penal ou administrativa)?
• Considerando o prazo prescricional e a competência …
Um órgão público da União firmou contrato para a construção de um hospital. Durante a execução do contrato, a Administração verificou a necessidade de modificar o projeto para melhor adequação técnica aos seus objetivos e ajustar o valor contratual devido ao acréscimo de serviços não previstos inicialmente. Além disso, surgiu a necessidade de modificar o regime de execução da obra por questões técnicas e alterar a forma de pagamento devido a circunstâncias supervenientes. O contratado, por sua vez, expressou dúvidas sobre as justificativas e a legalidade dessas alterações, buscando esclarecimentos sobre seus direitos e obrigações conforme a lei.
Com base nas informações acima e nas regras de…



