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Q121994 | Direito Civil
Banca: PGE MSVer cursos
Ano: 2015
Órgao: PGE MS - Procuradoria Geral do Mato Grosso do Sul
Cargo: Procurador

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O Estado de Mato Grosso do Sul realiza a adjudicação de um imóvel nos autos de uma execução fiscal movida em face da pessoa jurídica Laranja Ltda. A adjudicação foi registrada na matrícula do imóvel. À época da penhora o imóvel estava desocupado. A executada, proprietária do imóvel, foi intimada, na pessoa de seu representante legal, quedando-se inerte. A ação executiva foi extinta por satisfação do crédito em razão da adjudicação. Dois anos depois dessa extinção é proposta, na Justiça Comum Estadual, uma ação de usucapião por Maria da Silva, apenas em face da pessoa jurídica que era proprietária do imóvel, a Laranja Ltda., com base em instrumento particular de compra e venda (o “contrato de gaveta”) e na posse do imóvel por mais de 20 anos, devidamente comprovada por contas de luz em seu nome neste lapso temporal. Junta-se matrícula atualizada do imóvel, na qual consta a adjudicação, mas se argumenta que o prazo para a usucapião havia ocorrido antes mesmo da penhora do imóvel na execução fiscal. Há sentença de procedência na ação de usucapião. O Estado não foi incluído no polo passivo daquela ação. A sentença transita em julgado. Passados alguns meses o Cartório de Registro de Imóveis comunica o Estado sobre a determinação de transferência do imóvel para Maria da Silva.

a) Redija a peça judicial cabível, em nome do Estado de Mato Grosso do Sul, com argumentação jurídica apropriada e desenvolvimento conciso da matéria versada no problema, abordando necessariamente a competência do órgão julgador e os fundamentos jurídicos aplicáveis ao caso.

b) É desnecessário guardar espaçamento entre o endereçamento e o início do peticionamento bem como descrever qualificação e endereço das partes. Os dados ausentes no problema poderão ser incertos livremente na peça pelo candidato.

Utilize para sua resposta o máximo de 20 linhas. (3,0 pontos)


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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