A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência constitui-se em importante instrumento legal para a luta pelos direitos das pessoas com deficiência. A conquista de direitos pressupõe a quebra de barreiras. A respeito do assunto, redija uma resposta em que defina o que é barreira, de acordo com a referida Lei, e que apresente quais barreiras obstaculizam a inclusão social e escolar das pessoas com deficiência, apontando ações capazes de oportunizar o enfrentamento desses obstáculos e um sistema educacional inclusivo.
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Na condição de professores(as) dos ciclos do ensino fundamental, precisamos constantemente refletir sobre o processo de apropriação da leitura e da escrita da criança. Ao mesmo tempo que esse tema é desafiador, também é necessário para garantir a qualidade da educação. Isso porque, mesmo antes de ingressar no universo escolar, grande parte das crianças tem contato com a cultura escrita. Tal fato demonstra que a maioria das crianças estabelece contato com materiais escritos, mas também precisamos considerar aquelas crianças que pertencem à cultura iletrada que nunca tiveram acesso a esse tipo de material.
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O ensino de língua estrangeira pautado no uso de modelos didáticos de gênero requer, primeiramente, cuidadosa seleção dos gêneros a serem trabalhados em sala de aula e, posteriormente, a transposição didática dos gêneros, ou seja, transformar um conhecimento científico em um conhecimento ensinável. Levando em consideração que tal transposição didática de um gênero se dá por meio de uma sequência didática, apresente quais são as quatro etapas de uma sequência didática e explique, em linhas gerais, o que precisa ser feito em cada etapa.



