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Q116974 | Direito Administrativo
Banca: RBOVer cursos
Ano: 2018
Órgao: Prefeitura de Descalvado/SP
Cargo: Procurador

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O caso apresentado abaixo é fictício, elaborado de acordo com elementos factuais aleatoriamente escolhidos, de modo a observar pontos do conteúdo programático do concurso.

O Ministério Público Estadual (“MP”) enviou ofício à Prefeitura do Município de Rômula requerendo esclarecimentos acerca da contratação, em 2013, da empresa Jacta Comunicação Ltda. (“Jacta”) no mandato anterior do atual Prefeito Caio e do Ex-Secretário Municipal Tácio. O ofício, inclusive, indica que a apuração dos fatos visa elucidar eventual existência de responsabilidade político-administrativa, e, crimes de responsabilidade, com base na Lei de Improbidade Administrativa (Lei n° 8.429/1.992), bem como eventual prejuízo ao erário.

O contrato com a Jacta, no valor de R$ 100.000,00, seguiu o critério de inexigibilidade de licitação para contratação da aclamada dupla sertaneja Espartaco e Pompeu por oportunidade do aniversário da cidade, com base no disposto na Lei de Licitações, após assinatura do processo licitatório pelo Secretário Tácio. A Jacta foi apresentada a Caio e Tácito como empresária exclusiva para realização da contratação.

O MP apura se a homologação do processo licitatório teria sido ilegal, uma vez que Prefeito Caio, em tese, teria contratado ilegalmente a empresa Jacta, por inexigibilidade, para que fosse a responsável pela contratação dos artistas, ainda que ela, Jacta, não fosse, de fato, a empresa detentora permanente da mencionada dupla sertaneja.

Por fim, o MP aponta que a apuração dos fatos poderia ser objeto de eventual propositura de ação judicial cabível em face do Prefeito Caio, do Ex-Secretário Municipal Tácio, e da empresa Jacta.

Recebido o ofício, o Prefeito pediu à Procuradoria Jurídica do Município de Rômula um Parecer Jurídico acerca do caso, com base na legislação específica, demonstrando ao MP sobre a legalidade da contratação realizada.

Com base no exposto, redija o Parecer jurídico necessário.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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