Quando Antônia soube que haveria um processo de recrutamento e seleção internos, para o cargo de bióloga de sua empresa, rapidamente se inscreveu. Afinal, estava bastante satisfeita com o ambiente organizacional e, apesar de pós- graduada na área, ocupava um cargo de nível técnico, em que seu desempenho era sempre elogiado.
Todos os procedimentos necessários, tanto para o recrutamento quanto para a seleção foram claros, precisos e justos. Ao término do processo, estava segura de seu desempenho e esperando, ansiosa, sua nomeação. Havia, até, recebido sinalização dos responsáveis por todo esse processo de que sua classificação havia sido a melhor.
Entretanto, no momento de oficializar os resultados, para surpresa de Antônia e de todos os outros participantes, Rogério, sobrinho do dono da empresa, recém-formado em biologia e trabalhando há apenas um mês na empresa, é que foi nomeado para o cargo.
A percepção de todos os envolvidos foi de profunda injustiça. E, no caso de Antônia, após esse fato, desligou-se da empresa.
a) Com base no texto, vemos que o foco principal recai sobre a questão da percepção de (in)justiça organizacional. Por que a percepção de que há justiça organizacional é tão importante para o bom desempenho do funcionário?
b) Por qual razão a percepção das pessoas é tão importante para o pleno entendimento da justiça organizacional?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A empresa de sorvetes Iglu, objetivando aumento de lucratividade, resolveu fazer um redesenho de seus cargos. Como consequência imediata, houve dispensa de vários funcionários, e os que permaneceram precisaram assumir um número maior de atribuições. A equipe de vendas, em especial, ficou bem prejudicada, pois cada vendedor precisou ampliar sua região de atuação. Nem sempre, devido à quantidade de clientes a ser visitados, a agenda da semana é cumprida. A gerência superior os tem pressionado para que atinjam as metas estipuladas, e não pretende ampliar o quadro, apesar das solicitações apresentadas nas reuniões semanais. É uma situação difícil, e os envolvidos já começam a dar sinais de estre…
As audiências concentradas são ações para a reavaliação da situação jurídica e psicossocial de crianças e adolescentes acolhidos, feitas a partir de orientação do CNJ e considerando o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Vale considerar que tanto o acolhimento institucional quanto o familiar são medidas protetivas de caráter excepcional e provisório, e que as audiências concentradas contam com a participação de todos os atores da rede de proteção envolvidos para que seja observado o melhor interesse da criança e do adolescente, inclusive a possibilidade de reintegração familiar ou a colocação em família substituta.
Diante disso, considere que Pedro, 7 anos, filho de Cristiane, 23 anos…



