A Assembléia Legislativa do Estado X instaurou Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar denúncias de irregularidades em licitações e contratos de informática celebrados no âmbito de uma autarquia estadual.
Durante os trabalhos da Comissão, o seu Presidente determinou a quebra do sigilo bancário de Roberval, o Diretor de Administração e Finanças da autarquia, investigado pela Comissão. Os dados bancários de Roberval, fornecidos pelo Banco Central, foram analisados pela CPI, em conjunto com as demais provas documentais e depoimentos, concluindo-se não ter havido fraude nas licitações e contratos investigados. Assim, noventa dias depois de sua instalação, a Comissão encerrou seus trabalhos, determinando o arquivamento de todos os elementos de prova produzidos durante a investigação.
Na semana seguinte, Roberval impetrou mandado de segurança contra o ato do Presidente da CPI, requerendo a suspensão dos efeitos do ato que determinou a quebra do seu sigilo bancário e, como conseqüência, que os documentos obtidos pela Comissão não fossem remetidos ao Ministério Público, mas sim devolvidos para o órgão do Banco Central que os havia fornecido.
A partir do caso apresentado, responda aos itens a seguir:
1- É possível a criação de Comissão Parlamentar de Inquérito no plano estadual ?
2- Caso positiva a resposta, foi correta a determinação da quebra de sigilo bancário pelo Presidente da CPI ? Com o encerramento dos trabalhos da CPI e arquivamento dos elementos produzidos, a impetração de Mandado de Segurança com pedido de devolução para o BC de todos os elementos de prova produzidos pela Comissão está correta?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Em matéria de processo administrativo disciplinar, responda aos itens a seguir, de forma objetivamente fundamentada, com base na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça.
a) A autoridade administrativa que se utilizar de fundamentação per relationem ou aliunde nos processos disciplinares pratica ato ilegal? Existe base legal para tal forma de fundamentação em processos administrativos?
b) É cabível a comunicação entre as esferas penal e administrativa quando o juízo criminal reconhece, de maneira contundente, a inimputabilidade do agente, fundada no Art. 26 do Código Penal, e profere sentença absolutória imprópria, com imposição de medida de segurança, especificamente em situações nas …
Carolina, depois de ser ameaçada por Bruno, seu marido, compareceu à sede da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, em Belo Horizonte, MG, solicitando a concessão de medidas protetivas de urgência.
Encaminhado o expediente ao Poder Judiciário, o Juízo competente concedeu as medidas solicitadas, abrangendo, entre outras, o distanciamento mínimo de 300 metros e a proibição de manutenção de qualquer tipo de contato com a ofendida, por um prazo de 180 (cento e oitenta) dias. Bruno, apesar de cientificado sobre o conteúdo do provimento jurisdicional, invadiu o domicílio de Maria, ameaçando-a de morte, caso ela não reatasse o relacionamento amoroso entre eles, que estão, atualmente, sepa…
Explique como os princípios da legalidade e da anterioridade orientam a aplicação da lei penal aos crimes contra a Administração Pública, indicando de que forma os efeitos da sentença penal contribuem para a proteção da probidade e da integridade administrativa. Em seguida, analise como a atuação dos órgãos correcionais e de controle, à luz da legislação penal e das normas de licitações e contratos, fortalece o combate à corrupção e à impunidade no âmbito da Administração Pública.



