TEMA PROPOSTO – O primeiro texto desta prova de Língua Portuguesa trouxe o relato de uma experiência adquirida por sua autora. Durante dez dias, ela participou de um retiro de meditação vipássana. Enquanto transcorria esse período, era terminantemente proibido falar com outras pessoas.
Assim, por quase uma semana e meia a sua missão foi exercitar a prática do silêncio. Considerando o exposto, redija um texto organizado estruturalmente com introdução, desenvolvimento e conclusão, e
que seja capaz de responder às seguintes questões:
A) Na sua visão, as pessoas, de modo geral, comunicam-se em demasia? Por quê?
B) Como você se sentiria caso tivesse de encarar uma experiência semelhante a essa? Por quê?
C) Na sua opinião, trata-se de uma vivência relevante e necessária? Por quê?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Ao falar sobre o direito de igualdade, é preciso ter a honestidade intelectual para reconhecer que há um grande déficit de justiça entre nós. Nem todos os brasileiros são tratados com igual consideração quando buscam o serviço público da justiça. Em vez de se conferir ao que busca a restauração dos seus direitos o mesmo tratamento e consideração que são dados a poucos, o que se vê, aqui e acolá — nem sempre, mas é claro, às vezes sim —, é um tratamento privilegiado, preferência desprovida de qualquer fundamentação racional.
Internet: <noticias.stf.jus.br> (com adaptações).
O Conselho da Justiça Federal e os tribunais regionais federais estão lançando o projeto Justiça federal mais pert…
Leia o texto a seguir, adaptado especialmente para esta prova:
A Inteligência Artificial (IA) tem emergido como uma força transformadora em diversas indústrias, revolucionando a forma como as tarefas são realizadas, as decisões são tomadas e as informações são analisadas. No campo jurídico, que historicamente depende da expertise humana e de extensa pesquisa manual, estamos testemunhando a influência disruptiva dessa tecnologia, O potencial da IA para aprimorar a pesquisa jurídica e a análise de casos tem aberto novas possibilidades e levantado importantes questionamentos sobre o futuro da profissão.
A pesquisa jurídica e a análise de casos são componentes essenciais do processo jurídico. El…
Santa Catarina adere a Programa Nacional de Prevenção à Corrupção
A Controladoria-Geral do Estado enviou orientações a todos os órgãos e entidades do Governo para que façam um diagnóstico do seu nível de vulnerabilidade em relação à corrupção. A autoavaliação é feita por uma plataforma online chamada e-Prevenção, que permite evidenciar os pontos mais suscetíveis a falhas. A coordenação dos trabalhos é da área de Corregedoria-Geral, responsável pelo combate à corrupção no Estado.
O diagnóstico faz parte do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), ação que está sendo executada pela Rede de Controle com a participação de todos os Estados do Brasil. O PNPC envolve gestores e controlado…



