Um dos temas mais problemáticos nas discussões da agenda de segurança pública brasileira é a posse e o porte de armas de fogo. Desde a publicação da Lei n° 10.826/03 – Estatuto do Desarmamento, a Polícia Federal é o órgão responsável pelo controle da posse e do porte de armas de fogo pela população civil, o que torna os policiais federais atores centrais nessa discussão.
Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/38565/1/2020_AlessandraBorba.pdf
Segundo dados obtidos pela BBC News Brasil com a PF, foram registradas 179.771 novas armas no ano passado, um aumento de 91% ante o registrado em 2019 (94.064), ano em que já havia ocorrido uma forte alta (84%). É o maior patamar da série disponibilizada pela instituição, que começa em 2009.
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-55590649
Considerando que os textos acima têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca da
A ATUAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL (PF) NO CONTROLE DAS ARMAS DE FOGO
Em seu texto, faça o que se pede a seguir:
- Discorra sobre a relação entre o porte e a posse de armas de fogo pelo cidadão e o papel do Estado em garantir segurança à população. [Valor: 4,00 pontos]
- Cite os pontos positivos e negativos da concessão de posse e porte de armas de fogo aos cidadãos. [valor: 4,00 pontos]
- Discorra sobre o papel da Policial Federal no combate ao comércio ilegal e ao tráfico internacional de arma de fogo [valor: 4,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
De acordo com o Ministério da Saúde, os transtornos mentais e de comportamento relacionados ao trabalho são resultado de contextos de trabalho em interação com o corpo e o aparato psíquico dos trabalhadores. Entre os contextos geradores de sofrimento, estão: (a) a falta de trabalho ou a ameaça de perda de emprego; (b) o trabalho desprovido de significação, sem suporte social, não reconhecido; (c) situações de fracassos, acidente de trabalho ou mudança na posição hierárquica; (d) ambientes que impossibilitam a comunicação espontânea, manifestação de insatisfações e sugestões dos trabalhadores em relação à organização; (e) fatores relacionados ao tempo, ao ritmo e ao turno de trabalho; (f) jor…
O crescimento do acesso de crianças e adolescentes a ambientes digitais trouxe novos desafios à proteção integral prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei nº 8.069/1990). Questões como a exposição precoce a conteúdos impróprios, a coleta abusiva de dados pessoais e a chamada adultização de crianças em redes sociais tensionam o princípio da prioridade absoluta e exigem respostas normativas e tecnológicas. Nesse contexto, ganha relevância o conceito de “segurança por design”, que implica a incorporação, desde a concepção de plataformas digitais, de mecanismos de proteção adequados à faixa etária e ao desenvolvimento infantil.
Com base nesse cenário, redija um texto dissertat…

Há dois mil anos, os romanos consolidaram as ideias de fronteira e lei como pilares de seu império. Além da lei e da fronteira, só existia a barbárie. Como lembra Umberto Eco, se lei e fronteira não são reconhecidas, então, não pode haver civitas — a cidadania. O longo período de trevas em que o mundo europeu mergulhou na Idade Média surgiu em decorrência do rompimento das fronteiras romanas e de suas leis. Só a lenta organização dos Estados europeus, forjando leis nacionais e desenhando fronteiras, recriou a civilização como a conhecemos, muitos séculos depois.
O mundo contemporâneo flexibilizou os limites que já não são quase visíveis fisicamente. Podemos cruzar de avião muitas fronteiras…



