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Q113700 | Atualidades e Conhecimentos Gerais
Banca: ConsulplanVer cursos
Ano: 2017
Órgao: PM PA - Polícia Militar do Estado do Pará
Cargo: Aluno Oficial - PM PA

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No Estado do Pará o PROERD vem sendo executado desde 2002, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, sendo aplicado, exclusivamente, pela PMPA, através da Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, a qual cabe a gerência do Centro de Capacitação e Prevenção Primária, unidade responsável pelas políticas de aplicação do PROERD no Estado do Pará.

Ao ser aplicado nas escolas, tem o objetivo de dar condições às crianças e adolescentes de tomarem decisões positivas frente aos problemas do cotidiano, principalmente àqueles relacionados às drogas e à violência e, também, é um elo de interação entre escola, família e polícia. Afinal observou-se que essa clientela está inserida em ambientes propícios ao consumo de drogas uma vez que ainda não aprendeu a Recusar, Explicar, Abster-se e Livrar-se das drogas (REAL), assim como o PROERD é uma ferramenta estratégica de resistências ao uso de drogas (Minas Gerais, 2012).

Neste sentido, Gauer et al. In: Gauer e Machado (2008, p. 255) apontam que:

(…) a partir da hipótese de que as crianças que não desenvolveram precocemente habilidades de interagir socialmente de uma forma adequada podem ser rechaçadas por seus pares e acabar se envolvendo em comportamentos pouco saudáveis como, por exemplo, atitudes violentas e uso de drogas ilícitas. Nessa perspectiva do desenvolvimento da saúde mental, os programas preventivos devem focalizar-se no treinamento assertivo e nas estratégias de comunicação, em combinação com habilidades para solução de problemas e tomada de decisões.

Érica Amanda da Silva Batista – 1º TEN QOPM

Chefe da Seção de Avaliação e Resultados do CCPP

Juniso Honorato e Silva – TEN CEL QOPM

Chefe do Centro de Capacitação e Prevenção Primária

(Disponível em: http://www.pm.pa.gov.br/?q=node/1869. Acesso em: 01/2017.)

Trio suspeito de violência doméstica e tráfico de drogas é detido no PA

Um dos suspeitos estava com prisão decretada por violência doméstica. Outros dois foram detidos por porte de drogas.

A Polícia Civil apreendeu drogas e prendeu em flagrante três homens por envolvimento em tráfico de drogas e violência doméstica, durante operação realizada em Tomé-Açu, nordeste do Pará. O balanço da ação foi divulgado nesta sexta-feira (9).

Um dos presos é Rosinaldo dos Santos Rodrigues que teve mandado de prisão preventiva decretado pela Justiça por quebrar medidas protetivas em razão de processo de violência doméstica movido por sua ex-companheira. Segundo o delegado Alexandre Lopes, titular da delegacia do município, o acusado ignorou a decisão judicial e teve seu mandado de prisão expedido pela Comarca Judiciária. A equipe policial de Tomé-Açu, ao receber a ordem de prisão, saiu em diligências e conseguiu prender o acusado que agora está recolhido à disposição da Justiça.

(Disponível em: http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2016/12/trio-suspeito-de-violencia-domestica-e-trafico-de-drogas-e-detido-no-pa.html.)

O uso de drogas é um mal social em todo o mundo. Segundo dados do Relatório Mundial sobre Drogas da ONU, cerca de 5% da população mundial entre 15 e 64 anos, que corresponde a uma média de 243 milhões de pessoas, usam drogas ilícitas.

E a escola tem um papel fundamental na vida dos alunos nesse sentido. Para a consultora Ana Paula Mendonça, da Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG), a escola precisa se posicionar de forma ativa, já que o jovem passa a maior parte do seu tempo nesse espaço. “A escola deve ser o principal instrumento de conscientização e prevenção de drogas. Quanto antes esses procedimentos começarem, melhores são os resultados”.

Por isso, ela afirma que o diálogo é uma ferramenta importante nesse processo. “É preciso manter um diálogo aberto e frequente com os alunos mostrando a eles a importância de se alcançar maior inserção nas atividades escolares e possibilitando que eles ampliem de forma significativa a perspectiva de sucesso na vida. Isso é o contrário do que ocorre com uma pessoa que se envolve com drogas, que tem suas possibilidades de sucesso minimizadas e, por vezes, até a expectativa de vida é reduzida. Dessa forma, as escolas conseguem falar a linguagem dos alunos e trabalhar com o objetivo de minimizar a influência das drogas na vida dessas crianças e adolescentes”, garantiu a especialista.

(Disponível em: http://www.fdg.org.br/26-de-junho-dia-internacional-de-combate-as-drogas/. Acesso em: 01/2017.)

De acordo com os textos motivadores anteriores, redija um texto dissertativo acerca da temática:

“O processo de combate às drogas e aos efeitos provenientes de tal prática”.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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