O balanced scorecard (BSC), desenvolvido no início da década de 1990 por Robert Kaplan e David Norton, é uma ferramenta de controle de desempenho organizacional abrangente que procura integrar várias dimensões do controle, procurando alinhar a estratégia e as atividades operacionais de forma a garantir que os objetivos estratégicos sejam alcançados. Atualmente, o balanced scorecard é uma das ferramentas gerenciais mais utilizadas em todo o mundo para controlar o desempenho organizacional. Uma pesquisa conduzida pela empresa de consultoria Bain revelou que 50% das maiores empresas norte-americanas e europeias adotam o BSC como sistema de controle do desempenho. No Brasil, a Petrobrás, a Siemens Brasil, o Banco do Brasil, a Fibria (antiga Aracruz Celulose) e a Eletrosul são alguns exemplos de empresas que também utilizam o BSC para controlar o desempenho de suas atividades.
Mencione as dimensões ou perspectivas do controle do negócio que estão presente no balanced scorecard (BSC) incluindo o que cada uma destas dimensões avalia ou foca e cite pelo menos dois exemplos de indicadores utilizados em cada dimensão. Por fim, descreva como ocorre o funcionamento do balanced scorecard (BSC) na gestão estratégica de uma empresa, incluindo a metodologia, objetivos e o interrelacionamento das dimensões do modelo.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: “Desafios para a implementação do planejamento estratégico nas instituições públicas”. É importante que o texto aborde os seguintes aspectos: vantagens; limitações; aspectos metodológicos; e, fatores intervenientes de se planejar estrategicamente em organizações públicas.
O Poder Executivo federal decidiu reestruturar a prestação de uma gama de serviços públicos voltados à promoção da cultura no Brasil. Para tanto, será criado um órgão público novo. Por se tratar de uma organização inteiramente nova, mas que absorverá serviços que já eram prestados anteriormente por outros órgãos da administração pública, seus futuros gestores solicitaram a emissão de parecer técnico a um consultor, com a indicação da melhor composição para o futuro órgão, considerando-se aspectos estruturais, de funcionamento e de gestão das operações, suprimentos e servidores. Esse novo órgão prestará três serviços públicos centrais e terá atuação em cinco estados da Federação.
Com base na …
Considerando as funções de administração denominadas de planejamento e de controle, redija um texto dissertativo abordando os seguintes aspectos:
1 os três tipos de planejamento realizados pelas organizações;
2 a finalidade de cada um desses tipos de planejamento;
3 conceito e finalidade do processo de controle.



