A natureza do trabalho do Contador, no âmbito público, é estar preso a regulamentações, sistemas e procedimentos de que não se pode prescindir. Por trás desse trabalho, está a pessoa, servidor público, que pouco ou quase nada pode criar humanamente, de modo a satisfazer seus anseios de se sentir parte integrante da máquina administrativa e colaborativa para o bem comum.
Nesse sentido, refletindo acerca do trecho acima, elabore um texto dissertativo, entre 30 e 60 linhas, posicionando-se em relação ao seguinte questionamento:
Como, no âmbito público, pode o Contador colaborar para a perfeita integração entre os setores do órgão e contribuir para o reforço da essencialidade da sua atuação, redimensionando o enganoso entendimento de que seu trabalho é puramente técnico e automatizado?
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Para além da visão simplista de que, a Lei Orçamentária Anual é apenas um apanhado de Receitas e Despesas previstas para o fim de realizar a missão de cada ente federado, contida em seus planejamentos, identifique que outros grandes parâmetros e desafios devem ser bem trabalhados na LOA.
O orçamento público representa um dos instrumentos de que o Poder Legislativo dispõe para pôr em práticas sua missão de controlador dos gastos públicos, principalmente os do Poder Executivo, contemplado com a maior parcela do orçamento, além de constituir um instrumento necessário para revelar as ações e metas governamentais para determinado período de tempo, de forma a delimitar e orientar a ação dos administradores públicos no seu papel de executores do orçamento.
Francisco Glauber Mota, Contabilidade aplicada ao setor público 1ª edição, Brasília. Estefania Gonçalves, p 18 (com adaptações).
Em face do texto acima apresentado, meramente motivador, redija um texto dissertativo acerca dos div…
A concretização das finalidades públicas pelas quais o Estado foi criado necessita da realização de vultosos gastos públicos, de forma que seja possível à máquina administrativa disponibilizar os bens e serviços inerentes ao suprimento das necessidades públicas.
Ressalte-se que a atividade financeira do Estado não se restringe à mera arrecadação dos meios indispensáveis à satisfação das necessidades públicas, há que se observar uma série de princípios e regras relacionados à receita pública.
Nesse sentido, redija um texto dissertativo abordando necessariamente: a classificação legal quanto à categoria econômica e os estágios da receita pública.



