A Constituição Federal de 1988 anuncia em seu artigo 37, inciso II, que o ingresso no serviço público dá-se mediante a realização de concurso público. O concurso público é o instituto que exsurge da possibilidade em garantir que integrará os quadros da Administração Pública, as pessoas que estiverem mais bem preparadas.
Para Carvalho Filho (2006), o concurso público é um instrumento representante de mérito, e atende a três princípios: da igualdade, da moralidade administrativa e da competição.
A exigência do concurso público é exigência para ingresso no serviço público envolve tanto os cargos como os empregos públicos, existindo exceções à obrigatoriedade do concurso, expressas na própria norma constitucional.
Considerando o tema exposto, elabore um texto dissertativo relacionando o concurso público aos princípios da igualdade, moralidade administrativa e competição e explique as exceções à obrigatoriedade do concurso.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Valorização do ethos e da vocação nos concursos públicos
No contexto profissional das servidoras e dos servidores públicos, o ethos pode ser visto como a forma pela qual essas pessoas interpretam e cumprem suas funções. Essa é uma questão relevante, porque servidoras e servidores tomam muitas decisões de impacto na vida dos cidadãos e no funcionamento do próprio Estado e devem atuar visando aos interesses da sociedade. Caso não percebam a importância da proteção do interesse público, a atuação desses indivíduos provocará danos de difícil reparação.
Assim, se é desejável um Estado que respeite valores democráticos e republicanos, torna-se desejável também que os indivíduos que trabalham para…
O ato de improbidade administrativa, para acarretar a aplicação das medidas sancionatórias previstas no artigo 37, § 4º da Constituição brasileira em vigor, exige a presença de quatro elementos: sujeito passivo; sujeito ativo; ato danoso descrito em lei; dolo na prática do ato. Diante do exposto, discorra sobre os atos danosos que a lei considera como de improbidade administrativa.
No artigo 9º. da Lei 8.429/92, estão destacados, em doze incisos, atos que caracterizam improbidade administrativa. Aponte o conteúdo de três deles, descrevendo-os.



