O prazer dos livros e da literatura está ao alcance de crianças, adolescentes e adultos com deficiência visual por meio de livros em braille, falados e digitais acessíveis. No Brasil, para atender às necessidades e interesses educacionais e culturais das pessoas com deficiência visual, a Fundação Dorina Nowill para cegos, uma das pioneiras na criação de obras em braille, produz grande parte dos livros em formatos acessíveis.
Andréia Queiroz, de vinte e nove anos de idade, deficiente visual desde os vinte e quatro anos de idade, comenta que, antes de aprender o braille e conhecer os livros falados, só escutava rádio e televisão. Agora lê best sellers, clássicos de ficção, biografias, e se sente muito mais capaz de interagir com o filho de sete anos de idade, com as colegas de trabalho e com os amigos. É a leitura promovendo o resgate da cidadania e ajudando a devolver a autoestima, ao promover a inclusão social e desenvolver um olhar crítico que possibilita formar cidadãos conscientes.
A importância da leitura para os deficientes visuais. Internet: <www.vejam.com.br> (com adaptações).
Considerando o texto acima, que tem caráter meramente motivador, redija um texto a respeito das técnicas utilizadas para a numeração de páginas e para a descrição de fotos, desenhos gráficos e tabelas em textos em braille.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Em grande parte das escolas públicas brasileiras, para passar de ano, os alunos têm que rezar. Literalmente. Levantamento feito pelo portal Qedu.org.br a partir de dados do Ministério da Educação mostra que, em 51% dos colégios, há o costume de fazer orações ou cantar músicas religiosas. Embora, nos termos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o ensino religioso seja facultativo, 49% dos diretores entrevistados admitiram ser obrigatória a presença dos estudantes nas aulas dessa disciplina. E, em 79% das escolas, não há atividades alternativas para estudantes que não queiram assistir às aulas de ensino religioso.
Internet: <oglobo.globo.com> (com adaptações).
Consider…
Apesar das diferentes ênfases que formam as especificidades de suas teorias, Paulo Freire e Milton Santos se encontram em diversos aspectos, já que ambos trazem às suas análises esse movimento permanente, em que o espaço forma os sujeitos, mas também os sujeitos formam e participam das relações que constituem o espaço. O lugar é uma das escalas de maior dimensão das ocorrências espaciais e é também nesse lugar que se vislumbra o subespaço da escola como uma forma de convivência que nos apresenta potências.
SILVA, PINTO. Diálogos entre Paulo Freire e Milton Santos na formação de professores de Geografia. 2020 (com adaptações).

Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter motivador…
Texto 8A5-I
A pandemia e o ensino remoto trouxeram à tona diversas discussões necessárias, mas que estavam caminhando lentamente, como a importância do uso efetivo dos recursos da internet na educação. Não podemos deixar de lado o que acontece nas redes, mantendo a escola como se estivesse em uma bolha, fora de toda a realidade que nos cerca e utilizando apenas conteúdos engessados e listados burocraticamente em planos de ensino.
Internet:<https://edocente.com.br> (com adaptações).
Texto 8A5-II
Os influenciadores digitais aparecem na pesquisa realizada na Bienal do Livro de São Paulo de 2022 como o principal indicador de leitura. TikTok, YouTube, Instagram e Facebook influenciaram 28% …



