Que o crescimento do capital e os interesses dos investidores tenham leis que dependem de uma matemática acadêmica é perfeitamente admissível.
Que essas leis entrem em contradição com os limites impostos pelos sistemas nacionais de legislação social é igualmente claro.
Mas que sejam leis históricas inelutáveis, às quais seja inútil se opor, e que prometam para as gerações futuras uma prosperidade que vale o sacrifício dos sistemas de proteção social, isso não é mais uma questão de ciência, mas de fé.
Os partidários do liberalismo econômico integral penam para demonstrar que a livre circulação de capitais seja a medida que conduzirá a humanidade a um futuro melhor.
(Adaptado de: RANCIÈRE, Jacques. O ódio à democracia. Trad. Mariana Echalar. São Paulo, Boitempo Editorial 2014, edição digital)
Com base na afirmação acima elabore um texto dissertativo-argumentativo. Justifique sua resposta.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
As pessoas tendem a confundir inteligência com consciência, de modo que muitas delas concluem que entidades não conscientes não podem ser inteligentes. Mas inteligência e consciência são coisas bem diferentes. Inteligência é a capacidade de alcançar objetivos, executar tarefas de forma eficaz. Consciência é a capacidade de ter sentimentos subjetivos.
Os algoritmos de inteligência artificial (IA) são capazes de aprender sozinhos coisas que nenhum engenheiro humano programou e de decidir coisas que nenhum executivo humano previu. Essa é a essência da revolução da IA. O mundo vem sendo inundado por incontáveis agentes capazes de tomar decisões e automatizar tarefas complexas sem necessidade de …
Texto I
Existe um futuro promissor?
Você já ouviu falar na curva da felicidade? Imagine um U. Nas últimas décadas, pesquisas mostraram que a “felicidade” ascendia na juventude, decaía na meia-idade e voltava a subir com o envelhecimento. Mas estudos recentes apontam que jovens adultos não são tão felizes quanto costumavam ser, achatando esse desenho para, digamos, o formato de uma reta. Inúmeros fatores são responsáveis por este corte de imaginação de futuros melhores. As artes e a cultura, grandes colaboradoras na arte de desenhar futuros, têm contribuído para essa aflição. Cenários distópicos, onde reina a escassez e o sofrimento, ilustram filmes, livros, séries – mesmo se for …
Ao falar sobre o direito de igualdade, é preciso ter a honestidade intelectual para reconhecer que há um grande déficit de justiça entre nós. Nem todos os brasileiros são tratados com igual consideração quando buscam o serviço público da justiça. Em vez de se conferir ao que busca a restauração dos seus direitos o mesmo tratamento e consideração que são dados a poucos, o que se vê, aqui e acolá — nem sempre, mas é claro, às vezes sim —, é um tratamento privilegiado, preferência desprovida de qualquer fundamentação racional.
Internet: <noticias.stf.jus.br> (com adaptações).
Considerando que os fragmentos de texto apresentados tenham caráter unicamente motivador, redija um texto disserta…



