Em uma cena de determinado espetáculo do grupo de teatro surdo Vozes do Silêncio, uma pessoa ouvinte atira no rosto de um surdo uma concha quente com a qual servia o feijão no bandejão da fábrica, porque, não tendo ouvido um comentário feito pelo ouvinte, que reclamava de algo, o surdo ia embora. Situações como a que compõe tal cena relacionam-se à construção do outro como alguém que é menos, que é pouco ou quase nada. Esse tipo de representação gera consequências na vida dos nominados, dos enunciados, dos representados. O outro funciona como o depositário de todos os males, como portador das falhas sociais. Esse tipo de pensamento supõe que a pobreza é do pobre, a violência do violento, o fracasso escolar do aluno, a deficiência do deficiente.
Carlos Skliar e Ronice Quadros. Invertendo epistemologicamente o problema da inclusão: os ouvintes no mundo dos surdos, 2000, p. 6 (com adaptações).
Considerando que o trecho de texto apresentado tem caráter motivador, redija um texto sobre a alteridade, abordando os seguintes aspectos.
1 Cultura e identidade surda. [valor: 3,00 pontos]
2 Deficiência e preconceito. [valor: 4,00 pontos]
3 Inclusão e exclusão. [valor: 2,50 pontos]
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1 Apresente o conceito de educação a distância. [valor: 10,00 pontos]
2 Apresente o conceito de ensino híbrido. [valor: 10,00 pontos]
3 Escolha uma das metodologias ativas a seguir e descreva como ela pode contribuir para a educação corporativa: [valor: 18,00 pontos]
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Internet: <oglobo.globo.com> (com adaptações).
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