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Q111755 | Pedagogia
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2016
Órgao: Pref SL - Prefeitura Municipal de São Luís
Cargo: Professor de Nível Superior - Pref SL

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Em uma cena de determinado espetáculo do grupo de teatro surdo Vozes do Silêncio, uma pessoa ouvinte atira no rosto de um surdo uma concha quente com a qual servia o feijão no bandejão da fábrica, porque, não tendo ouvido um comentário feito pelo ouvinte, que reclamava de algo, o surdo ia embora. Situações como a que compõe tal cena relacionam-se à construção do outro como alguém que é menos, que é pouco ou quase nada. Esse tipo de representação gera consequências na vida dos nominados, dos enunciados, dos representados. O outro funciona como o depositário de todos os males, como portador das falhas sociais. Esse tipo de pensamento supõe que a pobreza é do pobre, a violência do violento, o fracasso escolar do aluno, a deficiência do deficiente.

Carlos Skliar e Ronice Quadros. Invertendo epistemologicamente o problema da inclusão: os ouvintes no mundo dos surdos, 2000, p. 6 (com adaptações).

Considerando que o trecho de texto apresentado tem caráter motivador, redija um texto sobre a alteridade, abordando os seguintes aspectos.

1 Cultura e identidade surda. [valor: 3,00 pontos]

2 Deficiência e preconceito. [valor: 4,00 pontos]

3 Inclusão e exclusão. [valor: 2,50 pontos]


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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MatériaPedagogia
BancaCebraspe (Cespe)

Acerca do ensino híbrido e da educação a distância no âmbito da educação corporativa, bem como das metodologias ativas que podem contribuir para a educação de adultos, redija um texto dissertativo atendendo ao que se pede a seguir.

1 Apresente o conceito de educação a distância. [valor: 10,00 pontos]

2 Apresente o conceito de ensino híbrido. [valor: 10,00 pontos]

3 Escolha uma das metodologias ativas a seguir e descreva como ela pode contribuir para a educação corporativa: [valor: 18,00 pontos]

a) sala de aula invertida;

b) aprendizagem baseada em problemas;

c) gamificação na educação.

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