Antigamente havia a teoria quadripartida do crime, que entendia que crime era todo fato típico, ilícito, culpável e punível.
Hoje é praticamente inexistente.
Depois, surgiram os defensores da teoria tripartida do crime, que entendiam que crime era o fato típico, ilícito e culpável.
Essa é a teoria que predomina no Brasil.
O fato típico é o primeiro dos elementos do crime, sendo a tipicidade um de seus pressupostos.
A partir do texto motivador acima, redija um texto dissertativo de até 30 linhas na qual necessariamente cite e conceitue os elementos do fato típico.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Questões Relacionadas
Moisés, portando objeto semelhante à arma de fogo (posteriormente identificado como simulacro), ingressou em um ônibus urbano e, mediante grave ameaça, ordenou que quatro passageiros – sem qualquer vinculo entre si – entregassem a ele seus pertences. Intimidadas, as vitimas lhe entregaram seus celulares e suas carteiras. Após a subtração dos bens, Moisés desceu do veículo e percorreu cerca de uma quadra, quando foi interceptado e preso em flagrante por policiais militares. A prisão decorreu de patrulhamento de rotina, após os agentes serem alertados por testemunhas que observaram a ação criminosa. No momento da abordagem, foram apreendidos os objetos subtraídos das vitimas, bem c…
A Lei nº 14.132/2021 instituiu o art. 147-A ao Código Penal, para prever o crime de perseguição, também conhecido como stalking e revogou o art. 65 da Lei das Contravenções Penais, que anteriormente previa a contravenção de penal de molestamento. Tendo em vista os referidos institutos, aponte a diferença entre ambos e aborde a evolução da infração penal, ao longo do tempo, declinando exemplos.
É correto afirmar que a Lei nº 8.072/90 representa o cumprimento de mandado de criminalização constitucional, além de efetiva vertente do garantismo penal e do princípio da proporcionalidade? Justifique.



