Pedro é proprietário de imóvel residencial localizado em zona urbana da cidade de Aracaju, portanto contribuinte do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). No exercício de 2015, Pedro não efetuou o pagamento do imposto. Nesse exercício, a alíquota do IPTU para o imóvel de Pedro era de 1,0% e a multa devido a falta de pagamento R$400. No exercício de 2020, Pedro recebeu intimação, via Correios, referente ao IPTU de 2015, na qual constavam os seguintes dados:
Valor Venal do Imóvel: R$250.000,00, alíquota aplicável 1,0%, multa R$400,00. Vinte dias após ser notificado, Pedro compareceu pessoalmente, sem representação por advogado na repartição fiscal competente, e apresentou por escrito impugnação à notificação aduzindo o que se segue:
– Não há possibilidade de cobrança do IPTU, uma vez que o direito da fazenda de efetuar o lançamento decaiu em janeiro de 2019;
– Como a multa e a alíquota do IPTU são atualmente menores do que no exercício de 2015, o valor do IPTU cobrado está incorreto;
– Considerando que o auto de infração inicia o procedimento administrativo fiscal, a notificação para pagamento do IPTU referente a 2015 não tem efeitos, uma vez que não foi realizada pessoalmente.
Considerando seus conhecimentos acerca da Legislação Tributária do Município de Aracaju e de Direito Tributário, posicione-se de forma fundamentada a respeito do caso, em 30 linhas, necessariamente abordando os seguintes tópicos:
- prazo para impugnação [valor: 6,50 pontos]
- direito de efetuar o lançamento [valor: 6,50 pontos]
- meio em que o contribuinte foi intimado [valor: 6,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Durante fiscalização realizada pela Secretaria de Estado da Fazenda de Sergipe, foi lavrado auto de infração contra a empresa Delta Comércio Ltda., sob alegação de falta de recolhimento de ICMS em remessas interestaduais de mercadorias entre sua matriz, situada em Aracaju, e filial localizada em Salvador. No auto, o auditor exigiu o pagamento do imposto como se houvesse circulação econômica e apontou irregularidades na emissão da Nota Fiscal Eletrônica, sustentando que deveria ter sido destacado o ICMS.
Considerando o disposto no Regulamento do ICMS de Sergipe (Decreto nº 21.400/2002), responda, de forma fundamentada:
- A exigência de ICMS sobre a transferência interestadual entre estabelecim…
No ano de 2022, o Governador do Estado Beta desejava conceder isenção de ICMS referente à aquisição de automóveis destinados ao uso profissional de taxistas. Por isso, determinou ao Secretário Estadual de Fazenda que levasse o pleito ao Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), para deliberação e obtenção de autorização prévia para tal concessão.
O pleito foi atendido e, em razão disto, o Governador, com base neste Convênio autorizativo do CONFAZ e a devida estimativa de impacto orçamentário e financeiro, bem como obediência às demais normas de direito financeiro, editou Decreto em junho de 2022 ratificando a autorização do CONFAZ e internalizando o Convênio para conceder o referido…
O Estado do Rio de Janeiro celebrou convênio com determinados Municípios, visando à prestação de informações sobre o trânsito de mercadorias em seus territórios. No entanto, após alguns meses, diversos Municípios começaram a relatar que não estavam recebendo regularmente as informações das operações com cartões de crédito e débito ocorridas em seus territórios, dificultando a fiscalização e arrecadação do ISS. Diante disso, um grupo de Prefeitos requereu à Procuradoria-Geral do Estado a suspensão do repasse de recursos estaduais como medida coercitiva até a normalização do fornecimento dos dados. Ademais, identificou-se que, por decreto, o Governador concedeu anistia tributária a determinado…



