sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q104131 | TI - Engenharia de Software
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2016
Órgao: TCE-PR - Tribunal de Contas do Estado do Paraná
Padrão de resposta Adaptada Peça Técnica/Prática90 linhas

A-+=
novo
Salvar em caderno (6)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

O gestor da área de TI de determinada organização, com o intuito de aplicar as boas práticas no setor de desenvolvimento de software do órgão, contratou uma consultoria externa que expressou suas proposições em um relatório de auditoria. O relatório apresentado destaca alguns pontos com base no CMMI-DEV 1.2, no MPS.BR (2016), no Scrum (2016), no PMBOK5 e no APF 4.3. A seguir, são listados os pontos específicos destacados no relatório.
1 Quanto à qualidade de software
a) Deve-se alcançar o nível de maturidade 2 (gerenciado) do CMMI-DEV, que inclui necessariamente a implantação do processo Gestão de Requisitos, que visa identificar as necessidades do cliente e traduz essas necessidades em requisitos de produto. O conjunto de requisitos de produto é analisado para gerar uma solução conceitual de alto nível. Esse conjunto de requisitos é, então, alocado para estabelecer um conjunto inicial de requisitos de produto.
b) Deve-se implantar a área de processo Gerência de Portfólio de Projetos, cujo objetivo é manter projetos que sejam afetos e necessários ao atendimento dos objetivos estratégicos da organização, alcançado no nível de maturidade 3 (definido) do CMMI-DEV, no qual os processos são identificados e gerenciados, ainda que não sejam descritos em padrões.
c) Deve-se implantar, com base no MPS.BR, processo que vise coletar, armazenar, analisar e relatar os dados relativos aos produtos desenvolvidos, ainda que esse guia não possua processo que vise assegurar que os produtos de trabalho estejam em conformidade com os procedimentos estabelecidos.
2 Quanto ao método ágil
d) Em substituição à metodologia de desenvolvimento de software utilizada atualmente, deve-se implantar o Scrum para gerir o processo de desenvolvimento. Nesse caso, sugere-se que os times de desenvolvimento possuam entre 10 a 15 integrantes, sem incluir o PO (product owner)e o SM (Scrum master), para diminuir a complexidade do gerenciamento. Esse time deve contar, no mínimo, com os seguintes títulos: analista de requisitos, programador, testador, administrador de banco de dados e arquiteto de software.
e) Ao se implantar o Scrum, deve-se dividir o time de desenvolvimento em subtimes dedicados a análise de negócios e testes, com vistas ao aprimoramento, respectivamente, da compreensão dos requisitos dos usuários e da integração dos componentes (testes unitários). Quanto à análise de negócios, cabe exclusivamente ao SM gerenciar o backlog do produto.
f) Adotando-se como referência as práticas da XP (Extreme Programming), deve-se implantar o Kanban, que estabelece critérios e parâmetros para a definição de papéis e dos prazos das atividades do desenvolvimento ágil do software.
3 Quanto ao gerenciamento de projetos e estimativas
g) Em substituição ao PMBOK, metodologia de gerenciamento de projetos utilizada atualmente, devem-se implantar boas práticas ágeis, como o ciclo de vida de projeto no estilo Catedral, haja vista que o PMBOK é incompatível com a filosofia orientada a mudanças, conforme a qual, ao final de cada iteração, o produto deve estar pronto para a análise pelo cliente.
h) Deve-se implantar a análise de ponto de função (APF), que visa medir a funcionalidade impactada pelo desenvolvimento, pela melhoria e pela manutenção de software — independentemente da tecnologia utilizada na implementação —, mediante a quantificação das tarefas e dos serviços, primordialmente com base no projeto lógico.
Preocupado com as sugestões descritas no relatório, o gestor de TI designou um servidor para expressar opinião fundamentada e técnica sobre o relatório.
Com base no PMBOK5 para o gerenciamento de projetos, no CMMI-DEV 1.2 e no MPS.BR (2016), para a qualidade de software, no Scrum (2016), para o gerenciamento de produtos, e na análise de ponto de função (APF), para estimativa de software, redija um parecer técnico a respeito do referido relatório. Em seu texto, analise e justifique cada um dos pontos de a) a h) acima listados, de modo a refutar aquilo que não esteja de acordo com a metodologia em questão, complementar o que eventualmente esteja faltando e(ou) validar aquilo que esteja de acordo com a metodologia em apreço. A avaliação de seu parecer obedecerá às seguintes faixas de pontuação:
1 qualidade de software; [valor: 7,00 pontos]
2 método ágil; [valor: 7,00 pontos]
3 gerenciamento de projetos e estimativas. [valor: 5,00 pontos]
Esta questão foi adaptada para 90 linhas. Banca original: Cebraspe (Cespe)

loader-icon
1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaTI - Engenharia de Software
BancaCebraspe (Cespe)

Considerando que o Manifesto Ágil, dividido em quatro valores e doze princípios, publicado, em 2001, por um grupo de desenvolvedores de softwares, é utilizado como guia para as práticas ágeis da gestão de projetos, redija um texto dissertativo a respeito de metodologias ágeis. No seu texto, aborde os seguintes aspectos:
1 funcionamento das iterações nas metodologias ágeis; [valor: 7,50 pontos]
2 dimensionamento das equipes nas metodologias ágeis; [valor: 7,00 pontos]
3 flexibilidade das metodologias ágeis para a consecução bem-sucedida de projetos; [valor: 7,00 pontos]
4 formas de adoção das metodologias ágeis. [valor: 7,00 pontos]

No contexto da transformação digital e da gestão estratégica de TI, o levantamento de requisitos assume um papel essencial na identificação precisa das necessidades organizacionais e na definição de soluções tecnológicas alinhadas aos objetivos institucionais. A atuação do profissional de transformação digital e gestão de TI exige não apenas domínio técnico, mas também habilidades para compreender processos, interagir com diferentes partes interessadas e propor melhorias que agreguem valor. Diante desse cenário, é fundamental conhecer e aplicar adequadamente as técnicas de levantamento de requisitos, pois elas impactam diretamente a qualidade, o prazo e os custos dos projetos de transformaçã…

O modelo ilustrado na figura a seguir, desenvolvido por Noriaki Kano, tem sido amplamente utilizado no desenvolvimento de produtos e na pesquisa de satisfação do cliente, representando uma ferramenta valiosa no contexto da engenharia de requisitos, pois oferece uma abordagem estruturada que permite entender e priorizar as necessidades dos clientes. O modelo categoriza recursos ou atributos de um produto em cinco categorias distintas. Três dessas categorias são relevantes e merecem atenção especial na especificação dos requisitos e duas devem ser evitadas: as neutras (indiferentes) e as reversas (insatisfação quando presente).

Internet: <geeksforgeeks.org> (com adaptações).

Com base na…

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários