Exm.a Sr.a Presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal.
O Secretário de Governo de Recursos Humanos do Distrito Federal, autoridade competente, nos termos da Lei Orgânica e do Regimento Interno do Tribunal de Contas do Distrito Federal, vem, perante essa egrégia corte, formular CONSULTA acerca das seguintes questões:
- Caso determinado ato concessório de aposentadoria já tenha sido registrado neste tribunal, poderá a Administração que concedeu referida aposentadoria anulá-lo, ou deverá antes submeter o assunto a essa corte?
- Se, em decorrência de erro material ou de interpretação de lei, for concedida e paga alguma vantagem ou gratificação a servidor do DF, deve a Administração proceder à anulação do referido ato? A anulação poderá ser declarada a qualquer tempo? Como deve proceder a Administração em relação às parcelas que tenham sido indevidamente pagas?
- Caso seja comprovado que servidor tenha sido irregularmente nomeado, como deve proceder a Administração em relação à remuneração paga?
Brasília, 23 de julho de 2002.
Secretário de Governo de Recursos Humanos.
Na qualidade de auditor convocado para substituir conselheiro, redija um parecer constituído de relatório, voto e minuta de decisão ou acórdão, respondendo à consulta acima transcrita.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
No âmbito da Secretaria de Auditoria (SEAUD) do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), a equipe de auditores externos da 38.ª Divisão de Auditoria realizou auditoria de conformidade, em 2022, para avaliar a regularidade da execução do contrato n.º 1/2019, até o exercício de 2021, cujo objeto era a aquisição de três ventiladores para a consecução de ação do Programa Ar Fresco, de responsabilidade da Secretaria de Governo do Distrito Federal sem Poluição (SECPOL). O custeio do termo pactuado era direto (recurso próprio), no montante de R$ 1,2 bilhão. Até 2021, o montante pago à contraparte (Empresa ABC – Serviços e Importações) havia sido da ordem de R$ 1,080 milhão, correspondendo o v…
Uma determinada Secretaria de Controle e Transparência recebeu denúncia e está investigando uma possível irregularidades na compra (superfaturamento de preço) e na distribuição (desvio) de medicamentos destinados aos postos de saúde em uma das Prefeituras sujeitas a sua fiscalização. A equipe verificou que tais fatos, com base nos relatórios contábeis, demonstram indícios de superavaliação de despesas, a fim de “utilizar” integralmente o orçamento concedido para o exercício.
Com o objetivo de obter evidências que permitam aos Auditores fundamentarem sua opinião, quanto à veracidade dos fatos narrados, pede-se para, com base nas normas de auditoria, responder necessariamente ao que se pede:
Uma equipe de auditoria foi designada para executar auditoria na sede da Secretaria Estadual de Educação (SEE) do estado X, com o objetivo de avaliar se determinado programa de distribuição de livros às escolas para a formação de bibliotecas escolares estava de acordo com os ditames legais no ano de 2024. O referido programa era operacionalizado mediante a compra dos livros pela SEE, distribuídos pela empresa fornecedora contratada diretamente às escolas estaduais nos diversos municípios do estado X. Durante o planejamento da auditoria, a equipe considerou elevado o risco da ocorrência de pagamento por produto não entregue e decidiu que seria adequado utilizar a técnica de circularização, me…



