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Ano
Nível de escolaridade
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Q102152 | Pedagogia
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2018
Órgao: ABIN - Agência Brasileira de Inteligência
Cargo: Oficial Técnico de Inteligência

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O fazer pedagógico no espaço não escolar está diretamente relacionado às atividades que envolvem trabalho em equipe, planejamento, formação pessoal, orientação, coordenação, sendo que o objetivo principal desse fazer está direcionado às aprendizagens profissionais dos sujeitos envolvidos na prática pedagógica. O papel da Educação nas organizações tem a ver com a organização do trabalho, a requalificação profissional, o desenvolvimento de novas competências e a flexibilidade do processo de trabalho. Portanto, cabe à atuação do pedagogo contribuir com a formação de indivíduos e colaboradores laborais mais envolvidos, mais autoconfiantes, e mais conscientes de seus valores e de sua importância na organização empresarial.
Maria Gloria Gohn. Educação não formal e cultura política. 3.ª ed. São Paulo: Cortez, 2005.
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, redija um texto dissertativo acerca das competências do pedagogo no espaço não escolar profissional. Em seu texto, faça o que se pede a seguir.
  1. Conceitue educação não escolar. [valor: 4,50 pontos]
  2. Conceitue a função do pedagogo no espaço não escolar profissional. [valor: 9,00 pontos]
  3. Enumere e descreva as principais competências esperadas do pedagogo atuante no espaço não escolar profissional. [valor: 15,00 pontos]

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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MatériaPedagogia
BancaCebraspe (Cespe)

A partir da utilização de tecnologias digitais, as trilhas de aprendizagem passaram a ser instrumentos de formação continuada em diferentes instituições, privadas ou públicas. A respeito do papel dessa metodologia no setor público, redija um texto dissertativo, atendendo ao que se pede a seguir.

1 Conceitue trilhas de aprendizagem e aborde sua aplicação na formação continuada. [valor: 7,00 pontos]

2 Discorra sobre um desafio enfrentado na implementação dessa metodologia [valor: 3,50 pontos] e um de seus benefícios no desenvolvimento de competências técnicas e gerenciais [valor: 3,50 pontos].

3 Explique como a adoção de trilhas de aprendizagem pode contribuir para o fortalecimento e a qualida…

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