- Conceitue educação não escolar. [valor: 4,50 pontos]
- Conceitue a função do pedagogo no espaço não escolar profissional. [valor: 9,00 pontos]
- Enumere e descreva as principais competências esperadas do pedagogo atuante no espaço não escolar profissional. [valor: 15,00 pontos]
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A partir da utilização de tecnologias digitais, as trilhas de aprendizagem passaram a ser instrumentos de formação continuada em diferentes instituições, privadas ou públicas. A respeito do papel dessa metodologia no setor público, redija um texto dissertativo, atendendo ao que se pede a seguir.
1 Conceitue trilhas de aprendizagem e aborde sua aplicação na formação continuada. [valor: 7,00 pontos]
2 Discorra sobre um desafio enfrentado na implementação dessa metodologia [valor: 3,50 pontos] e um de seus benefícios no desenvolvimento de competências técnicas e gerenciais [valor: 3,50 pontos].
3 Explique como a adoção de trilhas de aprendizagem pode contribuir para o fortalecimento e a qualida…
Maria Luísa, 6 anos de idade, é aluna do primeiro ano do ensino fundamental. É uma menina admirada por todos pelo rico e variado repertório vocabular e por sua capacidade de conversar tanto com crianças da sua faixa etária, como com outras, mais velhas, e até com os adultos. Muito falante, questiona tudo que não compreende e não se cala enquanto não encontra respostas que a satisfaçam. Seus pais são comunicativos e gostam muito de brincar e conversar com ela. Nos finais de semana, a família sempre tem alguma programação cultural e de lazer. Além dos pais, Maria Luísa faz desenhos e outras atividades manuais com a avó materna, com quem também inventa músicas a partir dos desenhos que produzem…
Um pedagogo foi contratado para elaborar uma proposta de projeto de curso para a formação de educadores sociais na área dos direitos da infância e da juventude, tendo recebido as seguintes orientações:
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- o propósito do curso é capacitar educadores sociais para o exercício de suas funções;
- o curso deverá ser realizado na modalidade à distância, com carga horária total de 60 horas;
- o curso deverá ser realizado por meio de um dos seguintes modelos de desenho autoinstrucional: MOOC (massive open online courses — em português, cursos online, abertos e massivos) ou trilhas de aprendizagem;
- os recursos pedagógicos que poderão ser utilizados são: videoaulas, podcasts, textos ou pesquisas;
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