Uma criança de um ano e meio de idade, que não frequentava creche, vacinada conforme o esquema básico previsto pelo Ministério da Saúde do Brasil, foi levada ao hospital pela mãe por apresentar febre há três dias, seguida de tosse e de dificuldade para respirar. A mãe informou que a criança conseguia ingerir líquidos sem vomitar e que não apresentou convulsões nesse período. Ao exame físico, o médico observou que a criança era eutrófica, ingeria líquidos sem vomitar, estava consciente e apresentava frequência respiratória de 60 incursões por minuto, além de tiragem subcostal. Á ausculta, constatou diminuição do murmúrio vesicular em base de hemitórax direito e estertores subcrepitante difusos.
Considerando o caso clínico descrito acima, redija um texto dissertativo, abordando, necessariamente, os seguintes aspectos:
- avaliação diagnóstica, conforme o programa de atenção integral às doenças prevalentes na infância do Ministério da Saúde, acompanhada de justificativa;
- epidemiologia dos principais agentes etiológicos, virais e bacterianos, acompanhada do perfil dos exames complementares diagnósticos correspondentes: radiologia do tórax, hemograma completo, métodos microbiológicos e imunológicos;
- resumo do tratamento específico, considerando os agentes etiológicos já apresentados.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Maria, 48 anos de idade, oficial de justiça, compareceu ao serviço médico do Tribunal queixando-se de forte dor de cabeça de início súbito havia cerca de 1 hora, acompanhada de náuseas e visão turva. Maria informou ser portadora de hipertensão arterial havia 5 anos, em uso irregular de hidroclorotiazida 25 mg. Relatou fazer acompanhamento médico esporádico e não se recordar da última vez que havia aferido a pressão arterial. Ao exame físico, a médica responsável pelo atendimento observou que a Maria estava visivelmente agitada e ansiosa, apresentando-se com fácies de dor e sudorese. Sua pressão arterial estava significativamente elevada, com valores de 210 mmHg × 130 mmHg em ambos os braços.…
Um médico foi chamado para atender um paciente que perdeu os sentidos e caiu na recepção da emergência de um hospital enquanto aguardava para ser atendido. Todos os recursos do hospital estavam disponíveis. Durante o atendimento, o médico constatou que o paciente não respondia aos estímulos e estava sem pulso (momento 1). O desfibrilador chegou ao local do atendimento cerca de dois minutos após o início do atendimento e revelou o ritmo apresentado na figura 1 (momento 2), conforme ilustrado na figura 1. Após mais dois minutos, o monitor revelou o ritmo ilustrado na figura 2 (momento 3).

Considerando a situação hipotética apresentada, redija um texto dissertativo respondendo aos seguintes qu…
Um paciente de 67 anos de idade, hipertenso e diabético, em acompanhamento recente por neoplasia no sistema nervoso central, compareceu ao pronto-socorro com quadro de epigastralgia em queimação, iniciada havia três horas e acompanhada de náuseas. Ele referiu piora progressiva da dor, apesar do uso de antiácido. Estava em uso de hidroclorotiazida 25 mg e metformina 1 g ao dia. No exame físico, apresentava: turgência de jugular a 45°, palidez cutaneomucosa, saturação de oxigênio (em ar ambiente) de 90%, pressão arterial de 88 mmHg × 54 mmHg (média de três medidas), frequência cardíaca de 90 bpm e ritmo cardíaco regular em três tempos (B4), sem sopros. O restante do exame físico foi normal. O …



