Na fase final de seu estágio probatório no cargo de Agente Administrativo da Secretaria de uma Câmara de Vereadores, Américo Brasileiro recebe o relatório sobre seu desempenho, elaborado pelo Diretor do Departamento de Pessoal a partir do acompanhamento feito pelo Diretor do Departamento em que o referido servidor se encontra lotado. A conclusão do relatório, que consubstancia o resultado do estágio probatório, é no sentido da inaptidão do servidor em virtude de ineficiência e impontualidade.
Ciente desse relatório, Américo se dirige ao seu superior hierárquico – o Diretor do Setor de sua lotação – e ofende-o, gravemente, com palavras de baixo calão e atribuição de acusações de ordem pessoal, além da alegação de estar sendo perseguido por ser mais competente que o próprio Diretor.
O fato é informado, oficialmente, ao Presidente da Câmara, que dirige consulta à Procuradoria da Casa, solicitando a análise jurídica da matéria e a indicação das providências a serem adotadas relativamente à vida funcional de Américo Brasileiro.
Na condição de Procurador, a quem, por distribuição do Procurador Geral, coube a análise do processo, EMITA parecer jurídico sobre este.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A Assembleia Geral da ONU, em 2010, reconheceu o acesso à água potável e ao saneamento como um direito humano essencial para o pleno desfrute da vida (Resolução A/RES/64/292). Contudo, trata-se de direito não reconhecido explicitamente pela Constituição da República de 1.988.
A Lei nº 11.445/2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico, propõe a universalização dos serviços de saneamento, incluindo o abastecimento de água potável e esgotamento sanitário, por meio da ampliação progressiva do acesso.
A partir dos marcos citados, e de outros pertinentes ao tema, há fundamentos para a exigibilidade do acesso à água e ao saneamento em espaços públicos? Justifique sua resp…
O Conselho de Administração da BHTRANS indaga a respeito da possibilidade de o exercício do poder de polícia de trânsito ser delegado à sociedade de economia mista.
ELABORE um parecer jurídico fundamentado respondendo à consulta.
A) Escreva os nomes das cinco modalidades de licitação previstas na Lei nº 8.666/1993, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública.
B) Tomando como base os preceitos dessa Lei, exemplifique cada uma dessas modalidades.



