CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
“O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar anunciou, na manhã desta terça-feira (2), investimentos para o Plano Safra da Agricultura Familiar 2025/2026 para o Amazonas. A previsão é que os agricultores familiares amazonenses acessem R$ 170 milhões em linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Na safra 24/25 o valor de contratações do Pronaf na Região Norte chegou a R$ 5,5 bilhões, representando um aumento de 38% em relação a 2023.”
Disponível em: https://www.gov.br/mda/pt-br/noticias/2025/09/mda-anuncia-r-170-milhoes-para-o-plano-safra-da-agricultura-familiar-25-26-para-o-estado-do-amazonas
Baseado no texto motivador, faça …
“O Plano de Metas, lançado em 1958, sintetizou a crença desenvolvimentista de que o Estado deveria atuar como agente indutor do progresso, planejando e coordenando investimentos em setores estratégicos. Essa visão refletia o ideário cepalino de superação do subdesenvolvimento pela industrialização e pela substituição de importações. Ao mesmo tempo, expôs os desafios de conciliar crescimento acelerado, equilíbrio fiscal e inclusão social.”
(Adaptado de FURTADO, Celso. Formação Econômica do Brasil. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.)
Baseado nos fatos narrados, elabore um texto discursivo sobre o papel do Estado como agente de desenvolvimento econômico, atendendo as perguntas abaixo:
Em 1994, o Brasil vivia um cenário de hiperinflação, instabilidade política e descrédito das políticas econômicas. O Plano Real, concebido por uma equipe liderada pelo então ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso, representou uma mudança profunda na condução da política econômica brasileira.
A adoção do Plano Real marcou o início de um novo ciclo econômico, com impactos duradouros na inflação, na política monetária e na credibilidade das instituições econômicas do país.
Com base na implantação do Plano Real no Brasil, elabore um texto dissertativo de 30 linhas, explicando:
- As etapas da implantação do Plano Real e como cada uma delas contribuiu para o controle da hiperinflação brasil…



