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Q99476 | Engenharia Civil e Auditoria de Obras
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2016
Órgao: TCE-PR - Tribunal de Contas do Estado do Paraná
Cargo: Analista
Padrão de resposta Peça Técnica/Prática60 linhas Resolução de Aluno +90%

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Auditoria realizada em uma obra pública registrou os seguintes fatos.
I – Quanto à documentação técnica do processo licitatório
Apesar de a documentação do edital ter, em anexo, um orçamento de referência analítico do projeto básico, foi encontrado no processo apenas o orçamento sintético das propostas. Os membros da comissão de licitações da época informaram que, a despeito de o edital impor tal requisito, eles consideraram desnecessário cobrar das licitantes os orçamentos analíticos.
Ao se comparar a composição das bonificações e despesas indiretas (BDI) do orçamento de referência com o BDI da proposta vencedora, constataram-se divergências na composição e no percentual. A diferença estava no item riscos e eventuais e nos encargos financeiros, em que os percentuais da proposta estavam maiores que os do orçamento de referência.
II – Quanto à documentação técnica da obra
O fiscal não cobrava da empresa o diário de obras atualizado diariamente, sendo este preenchido apenas ao final do mês, em apenas uma via, que era arquivada na sede da empresa contratada. Ao ser questionado sobre o motivo, o fiscal alegou a não obrigatoriedade legal do diário de obras, esclareceu que não havia local adequado no canteiro para a guarda desse documento e que, ao final da obra, solicitaria cópias autenticadas.
Além do diário de obras, foi constatada a falta das anotações de responsabilidade técnica (ARTs) dos responsáveis pela execução da obra. O fiscal alegou que, como a obra ainda não estava concluída, as ARTs poderiam ser apresentadas no momento do recebimento provisório e informou que teria dificuldades em conseguir tais ARTs no momento da auditoria, pois o dono da construtora, responsável técnico pela obra, encontrava-se em viagem ao exterior e só retornaria no final da obra. Questionado sobre quem da construtora estava conduzindo os trabalhos, informou que eram um mestre de obras e um estagiário de engenharia.
III – Quanto aos critérios de medição e reajustamento
O fiscal da obra foi favorável a um aditivo contratual de reequilíbrio econômico-financeiro quando estavam faltando seis meses para o reajustamento, o que gerou um acréscimo de valores dos serviços a serem medidos. Entretanto, manteve a data base de reajuste, aplicando o percentual de correção dos valores nos serviços com preços já reequilibrados.
Além disso, mudou o critério de medição da administração local, sem alterar o seu valor global: inicialmente, a parcela medida era proporcional aos serviços executados e passou a ser um valor fixo mensal, gerando uma antecipação de valores pagos no cronograma de pagamento.
Acerca da situação hipotética acima descrita, redija um parecer técnico que contemple os seguintes pontos:
1 procedimentos considerados regulares e irregulares e os respectivos embasamentos técnicos e legais; [valor: 13,00 pontos]
2 procedimentos que deveriam ter sido adotados; [valor: 3,00 pontos]
3 consequências dos procedimentos considerados irregulares. [valor: 3,00 pontos]

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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BancaCebraspe (Cespe)

Art. 78. São procedimentos auxiliares das licitações e das contratações regidas por esta Lei:

I credenciamento;

II pré-qualificação;

III procedimento de manifestação de interesse;

IV sistema de registro de preços;

V registro cadastral.

Brasil. Lei n.º 14.133, de 1.º de abril de 2021.
Lei de Licitações e Contratos Administrativos.
Brasília – DF, 2021. Internet: <https://www.planalto.gov.br>.

Além das modalidades de licitação previstas na Lei n.º 14.133/2021, a administração pública pode servir-se dos procedimentos auxiliares acima apresentados. Nesse sentido, redija um texto dissertativo a respeito do procedimento de credenciamento. Em seu texto, atenda, com base no referido diploma leg…

Uma obra de montagem de equipamentos mecânicos relacionados à máquina de fluxo em uma central hidrelétrica possui custo direto de R$ 1 milhão, encargos sociais de 80% e valor da mão de obra direta de R$ 200 mil. As despesas indiretas são estimadas em 15%; os benefícios, em 5% (4% de lucro e 1% de riscos); e os tributos, em 20%.

A partir da situação hipotética apresentada, redija um texto dissertativo em atendimento ao que se pede a seguir.

1 Defina BDI. [valor: 12,00 pontos]

2 Descreva o valor do BDI da obra de montagem mencionada, junto à memória de cálculo. [valor: 7,00 pontos]

3 Mencione duas possíveis estratégias para aumentar o lucro ao longo da obra, em face de um BDI orçado e da licit…

Um engenheiro do Ministério Público do Estado de Tocantins foi designado para elaborar o orçamento da construção de um novo edifício, a ser licitado. Além de elaborar o orçamento, a ele cabia a confecção do cronograma físico-financeiro de acordo com o prazo de execução contratual, previsto para 24 meses.

Com base nas informações descritas no caso hipotético acima, redija um texto dissertativo descrevendo as atividades e metodologias a serem adotadas pelo engenheiro para a realização das atividades. Em seu texto, aborde os seguintes aspectos:

1 a tabela e os passos a serem adotados para a elaboração do orçamento; [valor: 4,00 pontos]

2 a classificação e a definição dos custos quanto à identif…

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