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Q99414 | Economia e Finanças Públicas
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2016
Órgao: TCE-PR - Tribunal de Contas do Estado do Paraná
Cargo: Auditor

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Em outubro de 2015, o setor público consolidado registrou déficit primário de R$ 11,5 bilhões, tendo o governo central apresentado déficit primário de R$ 12,3 bilhões, e os governos regionais e as empresas estatais apresentado superávits primários de R$ 775 milhões e R$ 11 milhões, respectivamente.
O resultado primário acumulado no ano foi deficitário em R$ 20 bilhões — no mesmo período de 2014, o déficit havia sido de R$ 11,6 bilhões. No acumulado em doze meses, registrou-se déficit primário de R$ 40,9 bilhões (0,71% do PIB), comparativamente a um déficit de R$ 25,7 bilhões (0,45% do PIB) em setembro.
Os juros nominais, apropriados por competência, totalizaram R$ 17,9 bilhões em outubro e R$ 70 bilhões em setembro. Contribuiu para essa redução o ganho de R$ 19 bilhões em operações de swap cambial no mês, que havia registrado perda de R$ 38,6 bilhões no mês anterior. No acumulado no ano, os juros nominais alcançaram R$ 426,2 bilhões, contra R$ 230,7 bilhões no mesmo período do ano anterior. Em doze meses, os juros nominais atingiram R$ 506,9 bilhões (8,79% do PIB), reduzindo-se 0,11 p.p. do PIB em relação ao observado em setembro.
O resultado nominal, que inclui o resultado primário e os juros nominais apropriados, foi deficitário em R$ 29,4 bilhões em outubro. No ano, o déficit nominal totalizou R$ 446,2 bilhões — no mesmo período de 2014, o déficit havia sido de R$ 242,2 bilhões. No acumulado em doze meses, o resultado nominal registrou déficit de R$ 547,9 bilhões (9,50% do PIB), elevando-se 0,16 p.p. do PIB em relação ao déficit registrado no mês anterior.
O déficit nominal de outubro foi financiado mediante expansões de R$ 26 bilhões na dívida mobiliária, de R$ 11,4 bilhões nas demais fontes de financiamento interno, que incluem a base monetária, e de R$ 86 milhões no financiamento externo líquido, contrabalançadas, parcialmente, pela redução de R$ 8,1 bilhões na dívida bancária líquida.
Nota à Imprensa do Banco Central do Brasil, emitida
em 29/10/2015 e atualizada em 30/11/2015 (com adaptações).
Considerando que o trecho acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto acerca do resultado fiscal do governo na perspectiva do modelo IS/LM. Ao elaborar seu texto, faça o que se pede a seguir.
►Comente sobre os objetivos da avaliação do resultado primário e da avaliação do resultado nominal. [valor: 3,50 pontos]
►Aponte, de forma fundamentada, a(s) melhor(es) política(s) monetária e(ou) fiscal a ser(em) adotada(s), combinada(s) ou isoladamente, bem como os efeitos de sua adoção nas curvas IS e LM no que se refere à redução do déficit orçamentário. [valor: 4,00 pontos]
►Aponte possíveis alternativas para que se mantenha constante a dívida em proporção ao PIB na hipótese de haver dificuldades para a aplicação da(s) política(s) fiscal e(ou) monetária, combinada ou isoladamente. [valor: 2,00 pontos]

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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