A Contabilidade, linguagem de negócios, por sua natureza legal, econômica e social, controla, mensura e informa os fatos das entidades. O contador, como repórter deste processo, deve entender, centralizar, traduzir e comunicar os fatos com eficácia a todos os seus usuários.
Torna-se necessária a percepção dos fenômenos capazes de alterar a situação patrimonial da empresa, o que será conseguido pelo desenvolvimento e aprimoramento da capacidade contemplativa do profissional. Esta capacidade permite a distinção e a generalização dos atos e fatos observados, já que, entre a empresa e o mundo, existe um corpo social abrangente que pulsa diante das ações recebidas, provocando reações que implicam na alteração de seu patrimônio.
Ao contextualizar-se a empresa na esfera cósmica, segundo sua motricidade, como entidade “holística”, deve-se fracioná-la no maior número de partes possíveis que serão objeto de análise individual, quanto ao objetivo, custo, resultado e utilidade. Em seguida, será realizada a análise da interação
entre as diversas partes, na formação do “todo” harmônico.
O profissional abstrair-se-á e desnudar-se-á dos “pré-conceitos”, analisando e interpretando a missão e o objetivo da empresa, seus processos e suas interações, desde as fontes primárias aos seus consumidores finais. A análise deve valer-se da ciência contábil, com seus princípios e normas, e da interdisciplinaridade com outras ciências.
Texto adaptado de CARVALHO, A.M.R; NAKAGAWA, M. Um Olhar Fenomenológico sobre a “res” da Logística Contábil na Identificação dos Custos. VIII Congresso Brasileiro de Custos – São Leopoldo, RS, Brasil, 3 a 5 de outubro de 2001. Disponível em http://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/issue/view/13. Acesso em 21 out. 2015.
1. O texto elaborado deve abordar o tema proposto. Deve ter caráter dissertativo com uma ideia principal e argumentos que a sustentem por meio de apresentação, desenvolvimento e desfecho. Além da abordagem do tema e do caráter dissertativo, estarão sob avaliação outros aspectos, como ponto de vista claramente explicitado e criativo; coesão e coerência textuais; frases complexas e vocabulário variado, bem como a expressão na língua padrão escrita do português brasileiro.
2. Apresente um título para sua redação.
3. A versão final do texto deve ter, no mínimo, 20 (vinte.) linhas, excluindo-se o título, e, no máximo,60 (sessenta; linhas. O texto definitivo deve ser escrito, preferencialmente, com caneta esferográfica de tinta azul. A letra deve ser legível e de tamanho regular.
4. Não insira assinatura, rubrica, marcas, sinais ou qualquer outra forma de identificação além da solicitada, fora do campo próprio, sob pena de eliminação.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.



