O desempenho dos trocadores de calor normalmente diminui com o passar do tempo devido ao acúmulo de depósitos nas superfícies de transferência de calor. A camada de depósitos representa uma resistência adicional à transferência de calor, o que provoca uma diminuição da taxa de transferência de calor nesses equipamentos. O efeito líquido dessas acumulações é representado por um fator de incrustação, que é uma medida da resistência térmica causada pelas incrustações.
O tipo mais comum de incrustação é a precipitação de depósitos sólidos nas superfícies de transferência de calor decorrente da dureza da água utilizada no processo de transferência de calor.
Y. A. Çengel. Transferência de calor e massa: Uma abordagem
prática. 3.ª Ed. Editora McGrawn & Hill. São Paulo, 2009.
Considerando as informações do texto apresentado, redija um texto dissertativo acerca de dureza da água que aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
- definição de dureza da água;
- fontes de dureza nas águas;
- importância do monitoramento da dureza para o controle de qualidade da água para abastecimento industrial;
- tecnologias de abrandamento das águas.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas

Uma das técnicas mais utilizadas por peritos para a revelação de impressões digitais é a técnica do pó. Essa técnica consiste no decalque da impressão a partir de vestígios papilares, denominados impressões papilares latentes (IPL), localizados em superfícies lisas, não rugosas e não adsorventes, ou seja, em superfícies que possibilitem o emprego da técnica. A aplicação da técnica do pó é influenciada pelas características físicas e químicas do pó, do tipo de instrumento aplicador e, principalmente, pelo cuidado e pela habilidade de quem executa a atividade. As composições químicas dos pós mais utilizados nessa técnica incluem:
- o pó de dióxido de manganês: dióxido de manganês (45%), óxido d…



