Nesta segunda-feira, servidores do escritório regional do Ibama em São Miguel do Araguaia, Goiás, e policiais do posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-153, em Porangatu-GO, com o apoio do Batalhão Ambiental, realizaram a apreensão de um carregamento de 32 m³ de madeira, cuja documentação indicava ser da espécie Amesclão (Actinostemon ssp.). Entretanto, no interior do carregamento foram encontrados 16 m³ de madeira da espécie castanheira (Bertholletia excelsa), que é protegida por lei e tem corte proibido. Os fiscais do Ibama lavraram auto de infração com multa no valor de R$ 8.015,00 e um Termo de Apreensão e Depósito-TAD.
O condutor da carga foi levado para a Delegacia de Polícia Civil de Porangatu para lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência – TCO. O infrator deverá ser ouvido pelo juiz daquela Comarca no dia 14 de fevereiro. Ontem (6), a madeira apreendida e procedente de Nova Ipixuna-PA, com destino para Aparecida de Goiânia-GO, foi descarregada e encontra-se sob a responsabilidade do Escritório do IBAMA em São Miguel do Araguaia até a decisão da justiça.
Disponível em <http://midiaemeioambiente.blogspot.com.br/2007/2/carga-de-madeira-protegida-por-lei.html>. Acesso em 22/8/2013
A identificação pelos fiscais das madeiras acima citadas ainda durante o carregamento foi possível devido às propriedades organolépticas das madeiras. Cite e descreva sucintamente cinco delas.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.



