sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q95825 | Direito Cultural, Desportivo e da Comunicação
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2014
Órgao: CAM DEP - Câmara dos Deputados
120 linhas

A-+=
novo
Salvar em caderno (0)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

Gargalos e avanços: ensino médio perde alunos e horário integral cresce. Última etapa da educação básica sofre com estagnação e atraso. Para especialistas, é preciso reestruturar rede para atrair interesse dos jovens. No ensino fundamental, o número de estudantes que passam o dia na escola cresceu 45,2%, mas representa apenas 11% dos alunos no segmento. O censo da educação básica de 2013 mostra que o maior gargalo na formação do estudante brasileiro está longe de ser resolvido: o ensino médio vem perdendo alunos e foram registradas, no ano passado, 64 mil matrículas a menos que em 2012 — queda de 0,7%. Dos jovens de quinze a dezessete anos de idade, 15,8% estavam fora da escola e, entre os matriculados, muitos cursavam a série errada. A boa notícia vem do ensino fundamental: o número de alunos em escolas de horário integral cresceu 139% entre 2010 e 2013, chegando a 3,1 milhões. Só no último ano, o crescimento foi de 45,2%. Isso representa 11% do total de matrículas nesse nível de ensino — mas ainda menos da metade da meta que o Brasil estabeleceu para dez anos.

O Globo. 26/2/2014, capa (com adaptações).

Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija discurso, a ser pronunciado em plenário, por parlamentar oposicionista, criticando a situação atual vivida pela educação brasileira. No discurso, o autor deve registrar eventuais avanços, porém deve enfatizar as deficiências mais evidentes do sistema educacional e a morosidade do processo de avanços no setor, além de cobrar providências e propor soluções. O fecho do discurso deve ser uma conclamação às três esferas do poder público para agir, no sentido de transformar o atual quadro da educação no Brasil.

Em seu discurso, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
  • principais problemas da educação brasileira;
  • a importância da educação em uma ordem mundial globalizada;
  • propostas para solução dos problemas educacionais;

loader-icon

Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaDireito Cultural, Desportivo e da Comunicação
BancaCebraspe (Cespe)

TEXTO 01

Lei de Proteção de Dados passa a valer em 2021; o que muda?

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi aprovada em agosto de 2018 e entraria em vigor a partir do último dia 17, mas seus efeitos foram adiados para começar a valer a partir do último dia de 2020 – dia 31. Na prática, ela será cobrada a partir de 2021. Uma medida provisória (MP 959/2020) que adiava a vigência da legislação para maio de 2021 foi editada pelo governo federal em abril e aprovada pelo Senado, e na última terça-feira (25) teve aprovação pela Câmara dos Deputados. Apesar de mais um adiamento – o texto original previa o início da vigência para o começo de 2020 – todas as empresas brasileiras que tratam de dad…

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários