Na esteira das peculiaridades do documento digital está sua facilidade de criação e de transmissão. Em relação à primeira, observa-se nas mensagens eletrônicas (e-mail) um grau de informalidade que compromete a qualidade arquivística do documento. Quanto à transmissão, é fato que a capacidade de comunicação entre as instituições foi potencializada pelas redes de trabalho de tal maneira que desorganizou a estrutura burocrática vigente e esvaziou os trâmites inerentes às posições hierárquicas.”
e preservação de documentos digitais no Brasil: estado da arte. Arquivo &
Administração, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, jan./jun. 2006. p.33).
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A avaliação é atividade fundamental da gestão documental, entendida como a análise e o estabelecimento de prazos de guarda e destinação final, e consiste em selecionar a documentação passível de recolhimento para a guarda permanente.
O Manual de Gestão Documental, como um dos instrumentos do Proname, especifica diretrizes, princípios e normas para a Gestão Documental, incluindo os procedimentos para a avaliação de documentos arquivísticos.
Com base nessas informações e sobre essa função arquivística, responda:
a) o que é a CPAD e quais são as suas atribuições;
b) qual deve ser a composição da CPAD;
c) quais são os critérios de avaliação de documentos;
d) quais os instrumentos de avaliação ut…
“A gestão de documentos é fundamental para que qualquer organização possa realizar sua missão e atingir suas metas. Em diferentes fases, considerando a perspectiva de Rhoads (1989), o arquivista deve assumir um lugar de protagonista, uma vez que possui o conhecimento técnico e científico para elaborar o planejamento necessário à implantação e manutenção de um programa de gestão de documentos.” Oliveira, 2015, p.156
OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de. A gestão de documentos e os documentos produzidos no desenvolvimento de atividades científicas. In: OLIVEIRA, Lucia
Maria Velloso de; SILVA, Maria Celina Soares de Mello e (orgs.). Gestão de documentos e acesso à informação: desafios e diretrizes …
Os órgãos do Poder Judiciário deverão estabelecer e publicar, em seus sítios eletrônicos, políticas de Gestão Documental baseadas nos princípios da legalidade, transparência, proteção de dados e eficiência, o que se aplica também à documentação digital. Para que a política nacional possa ser efetivamente implementada, cumpre a cada ramo ou órgão do Poder Judiciário estabelecer sua própria política.
Para elaboração dessas políticas e do Planejamento Estratégico, é importante que o órgão realize diagnósticos em seus vários setores e unidades, o que envolve vários fatores, entre eles os quatro a seguir.
a) levantamento preliminar;
b) análise das funções, das atividades desenvolvidas e dos docum…



