O Projeto de Lei n. 9/2000 dá nova redação ao artigo o 36 da LDB, que prevê que todas as escolas de ensino médio no Brasil devem assegurar a seus educandos o direito de adquirir conhecimentos de filosofia e sociologia. Fazer com que nossa juventude reflita sobre temas tão importantes como a ética, a política, a moral, os costumes, a razão por que existem pobres e ricos é algo que não deve ficar restrito a uma minoria de iluminados. Na Idade Média, o saber só poderia ser apropriado por filhos dos nobres e ainda assim isso ocorria apenas em mosteiros e abadias.
Lejeune M. G. Xavier de Carvalho. Ignorância no atacado. In: Época, 6/8/2001, p. 122 (com adaptações).
O homem teme o pensamento como nada mais sobre a terra, mais que a ruína e mesmo mais que a morte. O pensamento é subversivo e revolucionário, destrutivo e terrível; o pensamento é impiedoso com os privilégios, com instituições estabelecidas e com hábitos confortáveis. O pensamento é grande, ágil e livre, é a luz do mundo e a verdadeira glória do homem. Mas se for para fazer do pensamento a possessão de todos e não o privilégio de alguns, nós teremos que acabar com o medo. É o medo que restringe o homem. Medo de que suas crenças queridas se revelem como ilusões, medo de que as instituições pelas quais vive se provem maléficas, medo de que ele próprio se reconheça menos digno de respeito do que sempre supôs ser. Abaixo o pensamento! De volta às sombras do preconceito, sem o que a propriedade, a moralidade e a guerra estarão ameaçadas. É melhor que os homens sejam estúpidos, indolentes e opressivos, do que sejam seus pensamentos livres. Pois se seus pensamentos se tornassem livres, eles poderiam não pensar como nós. E a qualquer custo, esse desastre deve ser evitado.
Bertrand Russel. Internet: <http://umlugarparapensar.blogspot.com>. Acesso em 18/12/2005 (com adaptações).
Considerando que as idéias apresentadas nos textos acima têm caráter unicamente motivador, redija um texto argumentativo, posicionando-se a respeito da necessidade, na formação dos jovens brasileiros, do estudo de disciplinas de conteúdo humanístico, como a Filosofia e a Sociologia.