Os tributos objeto de isenção na importação são os seguintes: IPI vinculado à importação e incidente no desembaraço aduaneiro; imposto de importação; PIS/PASEP–importação; COFINS–importação; taxa de utilização do Sistema Integrado de Comércio Exterior; taxa de utilização do Sistema Eletrônico de Controle da Arrecadação do Adicional do Frete para Renovação da Marinha Mercante; adicional ao frete para renovação da Marinha Mercante; CIDE sobre a importação de combustíveis; e contribuição para o Programa de Estímulo à Interação Universidade-Empresa para o Apoio à Inovação, instituída pela Lei n.º 10.168/2000.
A isenção concedida às empresas vinculadas ao CIO e domiciliadas no Brasil refere-se aos seguintes impostos e contribuições: IRPJ; IRRF; IOF incidente na operação de câmbio e seguro; IPI na saída de produtos importados do estabelecimento importador; CSLL; PIS/PASEP e PIS/PASEP–importação; COFINS e COFINS–importação; contribuição para o Programa de Estímulo à Interação Universidade-Empresa para o Apoio à Inovação; e CONDECINE.
A partir dessas informações, redija parecer de adequação orçamentária e financeira ao conjunto de isenções tributárias federais previsto no dispositivo legal citado. Ao elaborar seu texto, contemple os seguintes aspectos:
- reestimativa da previsão e renúncia da receita estimada de R$ 3,8 bilhões (apresentada na exposição de motivos) e distribuída
- em parcelas crescentes a partir de 2013, sem aumento do déficit público;
- medidas de compensação com vistas à manutenção do ajuste fiscal, sem o comprometimento das NFSP;
- resultado primário, com avaliação da redução ou elevação do endividamento do setor público, e recomendações necessárias.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A concretização das finalidades públicas pelas quais o Estado foi criado necessita da realização de vultosos gastos públicos, de forma que seja possível à máquina administrativa disponibilizar os bens e serviços inerentes ao suprimento das necessidades públicas.
Ressalte-se que a atividade financeira do Estado não se restringe à mera arrecadação dos meios indispensáveis à satisfação das necessidades públicas, há que se observar uma série de princípios e regras relacionados à receita pública.
Nesse sentido, redija um texto dissertativo abordando necessariamente: a classificação legal quanto à categoria econômica [valor: 9,50 pontos] e os estágios da receita pública [valor: 9,50 pontos].
Em setembro de 2023, determinado deputado estadual apresentou representação ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) em desfavor do Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), relatando a ocorrência de supostas ilegalidades, com base nos seguintes fatos:
Fato 1: a ALMG teria extrapolado o limite de alerta de 90% da despesa total com pessoal, previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), em razão de estar calculando de forma irregular a despesa com pessoal, ao utilizar apenas o valor da remuneração líquida dos servidores, deduzindo do cômputo o imposto de renda retido na fonte.
Fato 2: a ALMG deixou de remeter e de disponibilizar ao TCE-MG, para …
Durante auditoria realizada na Secretaria de Estado X, a equipe do Tribunal de Contas do Estado identificou as seguintes situações:
a) O Poder Executivo encaminhou à Assembleia Legislativa projeto de lei prevendo a concessão de isenção do IPVA a veículos utilizados em atividades de transporte escolar privado, sem apresentação das estimativas de impacto orçamentário-financeiro e sem indicar medidas de compensação.
b) A mesma Secretaria celebrou convênio com organização social para ampliação do atendimento hospitalar, cujo valor comprometerá de forma permanente parte relevante do orçamento, sem que tenha sido demonstrada a compatibilidade dessa despesa com o PPA e a LDO.
c) Verificou-se, ainda…



