O texto a seguir contextualiza a questão discursiva. Leia-o atentamente.
Um grupo tende a ser definido como a união de duas ou mais pessoas que interagem e compartilham objetivos comuns, possuem relação estável, são mais ou menos independentes e são conscientes de que fazem, de fato, parte de um grupo (Rodrigues & Jablonsky, 1999). Em contexto organizacional destacam-se dimensões denominadas por dinâmicas de grupos e a tipologia dos grupos, ou seja, os grupos do tipo, por exemplo, formais e informais. Esse tema, de modo geral, é de interesse aos mais diversos gestores e seguimentos de trabalho, dado que estudar e/ou trabalhar com grupos é também estudar e trabalhar com base nos relacionamentos interpessoais que se configuram em um determinado ambiente, sobretudo no contexto das organizações.
A respeito da dinâmica de grupo vale destacar que ela consiste no estudo das forças que operam em determinados grupos; sendo que estes, por sua vez, possuem propriedades particulares que se distinguem das propriedades dos indivíduos que os compõem ou formam. Isso equivale a dizer que duas pessoas ou mais, o grupo como um todo, não podem ser compreendidos sem examinar o relacionamento que estabelecem. A referida caracterização sinaliza para uma dimensão de análise importante no que concerne aos grupos no âmbito das organizações, as quais os classificam em formais e informais
(Newstrom, 2008).
Em relação aos grupos formais em contexto organizacional, Newstrom (2008) demonstra que gerentes e líderes concebem o tempo dedicado às reuniões, encontros, conferências, ou até mesmo comitês, dentre outros; como sendo desnecessários ou desperdiçados, e que inviabilizam a tomada de decisões. A respeito destes grupos, no entanto, eles ainda se configuram utilizando estratégias pautadas em reuniões. Tendo isso em vista:
a) Relacione os papéis de liderança social e de tarefa ao emprego de reuniões no contexto organizacional, principalmente quando são eficazes.
b) Entre as estratégias para o desenvolvimento de reuniões, há o brainstorming, o método Delphi e o Groupthink, os quais são três exemplos para viabilizar a tomada de decisões. Descreva brevemente os três e apresente as limitações que todos eles possuem e, em seguida, eleja o que melhor se aplicaria ao contexto organizacional do serviço público. Justifique a escolha.