Altera o art. 14 da Lei n.º 6.938, de 31 de agosto de 1981, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências, para facultar a inversão do ônus da prova nas ações de dano ambiental.
O Congresso Nacional decreta:
Art. 1.º O art. 14 da Lei n.º 6.938, de 31 de agosto de 1981, passa a vigorar com a seguinte redação:
Art. 14. …………………………………………………………………………
……………………………………………………………………………………….
§ 6.º Nas ações que versem sobre responsabilidade civil por dano ambiental, diante de peculiaridades da causa, relacionadas à impossibilidade de o autor cumprir seu encargo probatório ou à maior facilidade de obtenção da prova pelo réu, poderá o juiz determinar a inversão do ônus da prova, caso em que dará ao réu a oportunidade de se desincumbir do ônus que lhe foi atribuído.
Art. 2.º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Redija parecer pela aprovação da proposição acima apresentada, abordando, necessariamente, os seguintes aspectos:
- tutela jurisdicional do meio ambiente;
- distribuição do ônus da prova no Código de Processo Civil;
- teoria processual que fundamenta a inversão do ônus da prova, informando se a hipótese objeto da proposição versa sobre inversão ope judicis ou ope legis;
- momento (fase) processual da inversão do ônus probatório;
- encargo financeiro para a produção da prova na hipótese de inversão.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Os animais selvagens apresentam uma ampla diversidade de estratégias reprodutivas e comportamentos de cuidado parental, influenciados por fatores ecológicos, fisiológicos e evolutivos. Nos diferentes biomas brasileiros, as espécies desenvolvem mecanismos específicos para maximizar o sucesso reprodutivo e a sobrevivência do perfil, variando desde o cuidado exclusivo da fêmea ou do macho até sistemas cooperativos complexos. Esses comportamentos são moldados pela disponibilidade de recursos, influência ambiental e interações intra e interespecíficas.
Entretanto, as atividades humanas, como o desmatamento, a caça e as mudanças climáticas, ameaçam esses processos, interferindo na reprodução e no …
Após ser retomado, o Fundo Amazônia captou no ano passado os maiores valores em doações desde 2009. Foram R$ 726 milhões com origem em países parceiros, sendo o principal doador o Reino Unido. O valor só fica atrás do R$ 1,9 bilhão recebido há mais de uma década.
O fundo é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) do Brasil, gerido pelo BNDES e apoia projetos de monitoramento e combate ao desmatamento, além de promoção do desenvolvimento sustentável na região amazônica. O fundo também apoia projetos alinhados ao Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm).
“O impacto esperado deste conjunto de ações envolve a gestão territorial e ambiental…
Redija um texto dissertativo a respeito de sandbox regulatório e de como este pode ser aplicado à regulação de atividades extrativistas de mineração. Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
1 definição de sandbox regulatório; [valor: 7,00 pontos]
2 exemplo de aplicação do sandbox regulatório no âmbito de atividades extrativistas de mineração e duas vantagens associadas; [valor: 12,00 pontos]
3 dois desafios da aplicação do sandbox regulatório à regulação de atividades extrativistas de mineração. [valor: 9,50 pontos]



