O Novo Código Florestal, na tentativa de sanar passivos ambientais, prevê que, após cinco anos de sua publicação, as instituições financeiras só poderão conceder crédito agrícola para os agricultores cujo Cadastro Ambiental Rural estiver regularizado, o que significa que a propriedade não tem passivo ambiental ou que a área desmatada está em processo de recuperação, que pode ser realizada, nos imóveis com déficit de reserva legal, por meio de plantio de mudas ou regeneração natural. Há, além disso, após a criação das Cotas de Reserva Ambiental (CRA), a possibilidade de que o produtor que tenha, em sua propriedade, reserva excedente ao previsto pela lei, gere cotas e as disponibilize para venda e de que o produtor que tenha déficit de reserva legal compre essas cotas para a compensação
em sua própria área.
Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, redija, com a devida justificação, minuta de proposição com o objetivo de regulamentar o mercado de CRA previsto na Lei n.º 12.727/2012. Em seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
- as condições para a criação de uma CRA em uma área de uma propriedade rural qualquer;
- as condições para a utilização dessas cotas nos diferentes biomas e estados brasileiros;
- a utilização do Sistema de Cadastro Ambiental Rural, do Cadastro Ambiental Rural e dos programas de regularização ambiental na criação de CRAs.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
As mudanças climáticas têm provocado desastres naturais de grandes proporções em todo o mundo, associados a inundações graduais ou bruscas, vendavais, granizos, escorregamentos, secas e estiagens, que, em condições normais, são considerados fenômenos naturais por fazerem parte do ciclo natural da água e desempenhar um importante papel na vida da fauna, da flora e do homem. Em decorrência da ação do homem sobre o ambiente, esses fenômenos passam a constituir uma ameaça já que podem causar danos e prejuízos ao bem-estar da sociedade. A ocorrência de danos em determinada localidade depende das vulnerabilidades associadas às condições do ambiente, sendo possível preparar a sociedade para minimiz…
Texto I
A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, adotada por todos os Estados-membros das Nações Unidas em 2015, fornece um plano compartilhado para a paz e a prosperidade para as pessoas e o planeta, agora e no futuro. Em seu cerne estão os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são um apelo urgente à ação de todos os países – desenvolvidos e em desenvolvimento – em uma parceria global. Eles reconhecem que acabar com a pobreza e outras privações deve andar de mãos dadas com estratégias que melhorem a saúde e a educação, reduzam a desigualdade e estimulem o crescimento econômico – tudo isso enquanto combatem as mudanças climáticas e trabalham para preserv…
Os animais selvagens apresentam uma ampla diversidade de estratégias reprodutivas e comportamentos de cuidado parental, influenciados por fatores ecológicos, fisiológicos e evolutivos. Nos diferentes biomas brasileiros, as espécies desenvolvem mecanismos específicos para maximizar o sucesso reprodutivo e a sobrevivência do perfil, variando desde o cuidado exclusivo da fêmea ou do macho até sistemas cooperativos complexos. Esses comportamentos são moldados pela disponibilidade de recursos, influência ambiental e interações intra e interespecíficas.
Entretanto, as atividades humanas, como o desmatamento, a caça e as mudanças climáticas, ameaçam esses processos, interferindo na reprodução e no …



