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Q94655 | Psicologia
Banca: ConsulplanVer cursos
Ano: 2018
Órgao: CM BH - Câmara Municipal de Belo Horizonte

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Leia atentamente as letras das músicas de Seu Jorge e Chico Buarque.
Trabalhador
(Seu Jorge, 2007.) 
Está na luta, no corre-corre, no dia a dia
Marmita é fria mas se precisa ir trabalhar
Essa rotina em toda firma começa às sete da manhã
Patrão reclama e manda embora quem atrasar
Trabalhador
Trabalhador brasileiro
Dentista, frentista, polícia, bombeiro
Trabalhador brasileiro
Tem gari por aí que é formado engenheiro
Trabalhador brasileiro
Trabalhador
E sem dinheiro vai dar um jeito
Vai pro serviço
É compromisso, vai ter problema se ele faltar
Salário é pouco, não dá pra nada
Desempregado também não dá
E desse jeito a vida segue sem melhorar
Trabalhador
Trabalhador brasileiro
Garçom, garçonete, jurista, pedreiro
Trabalhador brasileiro
Trabalha igual burro e não ganha dinheiro
Trabalhador brasileiro
Trabalhador
Cotidiano
(Fragmento 1971. Chico Buarque.) 
Todo dia ela faz tudo sempre igual
Me sacode às seis horas da manhã
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã
Todo dia ela diz que é pra eu me cuidar
E essas coisas que diz toda mulher
Diz que está me esperando pro jantar
E me beija com a boca de café
Todo dia eu só penso em poder parar
Meio dia eu só penso em dizer não
Depois penso na vida pra levar
E me calo com a boca de feijão
(…)
Mesmo em contextos diferentes, as músicas retratam o cotidiano dos trabalhadores do Brasil. A primeira, Trabalhador, mais recente, datada de 2007, sinaliza para diferentes nuances típicas do século XXI, ou seja, o tempo fluído e mínimo (primeira estrofe) e as mesmas dificuldades que as diversas formações e qualificações passam na realidade do trabalho (terceira e quarta estrofes), quando se deslocam para áreas distintas da formação original. A música Cotidiano, ainda no século XX (1971), evidencia a rotina de trabalho de um cidadão qualquer, mas que revela um desejo contrário ao trabalho (terceira estrofe do fragmento). Considerando as letras, é possível notar, ainda, indicadores relativos ao desenvolvimento organizacional na gestão de pessoas, processo que abrange fatores externos e internos aos objetivos organizacionais, bem como indicadores pertinentes à motivação e à distinção entre trabalho e emprego. Tendo isso em vista, elabore um texto dissertativo:
a) Explicando a importância da aprendizagem, do autoconhecimento e da autoconsciência para o contexto organizacional; e as contribuições e as limitações para o campo da saúde mental no trabalho.
b) A partir da ótica das teorias motivacionais apresente a função psicológica primordial do trabalho.

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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