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Ano
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Q94637 | Comunicação Social
Banca: FGVVer cursos
Ano: 2008
Órgao: SEN - Senado Federal
40 linhas

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No livro Técnicas de Vendas e Publicidade, de E. Costa e M. M. Calvet de Magalhães (Porto: Manuel Barreira, 1959), são apresentadas relações e diferenças existentes entre publicidade e propaganda. Assim, por exemplo, a propaganda visaria à adesão individual a um dado sistema ideológico, podendo, contudo, dar lugar a adesões em plano coletivo, enquanto a publicidade tem por objetivo criar desejo coletivo de aquisição, que deverá, porém, materializar-se numa compra individual. Outra, ainda, estipula que a propaganda é eminentemente ideológica; a publicidade, comercial.



Mas agências de propaganda não são também agências de publicidade? Cabe ainda perguntar: as diferenças acima estabelecidas se sustêm? Haverá outras diferenças consignáveis? Quais serão? Como podemos ilustrá-las?

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MatériaComunicação Social
BancaFGV

A comunicação ocupa papel estratégico na consolidação da democracia e na promoção da cidadania, visto que possibilita o acesso à informação, o fortalecimento da participação social e a ampliação do controle público sobre as instituições estatais. No Brasil, a Constituição Federal de 1988 reconheceu a comunicação como direito fundamental, assegurando a liberdade de expressão e o pluralismo informativo. Além disso, diferentes políticas públicas vêm sendo formuladas com o intuito de ampliar a transparência governamental, democratizar o acesso às mídias e promover a inclusão digital.

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07/07/2023 10h00 | Atualizado em 16/08/2024 17h10

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