Leia, com atenção, situação hipotética a seguir.
Uma autarquia pública federal contratou uma empresa de Fisioterapia para realizar um estudo epidemiológico a respeito dos sintomas e lesões que têm levado ao afastamento constante dos servidores públicos nos últimos cinco anos. A referida autarquia é um órgão administrativo com diversos padrões de trabalhadores e funções exercidas.
Ao longo de três meses, foram feitas imagens dos ambientes de trabalho, avaliações posturais dos servidores e a aplicação de questionários de prevalência de lesões.
Após a análise dos resultados, chegou-se às conclusões a seguir:
- O setor com o maior número de queixas é o de transporte de carga, onde prevalecem os quadros de dor lombar crônica;
- De um modo geral, apesar da extrema exigência física, os servidores do referido setor não realizam qualquer outra atividade física paralela, se alimentam de forma inadequada, não fazem pausas significativas durante a jornada de trabalho – exceto para almoço –, e nunca receberam informações quanto à prevenção de lesões no trabalho; e
- O padrão postural dominante é cifótico, com baixa resistência ao teste de prancha e Grau Regular para músculos abdominais (todos) e paravertebrais à prova de função muscular.
Considerando essa situação hipotética, redija um texto dissertativo e (ou) descritivo quanto à intervenção fisioterapêutica na população descrita. Aborde, necessariamente, os seguintes tópicos:
a – a intervenção fisioterapêutica está recomendada para essa população? Por quê?
b – os critérios de avaliação utilizados são atuais e efetivos? e
c – uma estratégia efetiva de intervenção nessa população, com perspectiva de resultados em curto, médio e longo prazo.